> >
Coronavírus: índice de ocupação de UTIs no ES chega a 84,85%

Coronavírus: índice de ocupação de UTIs no ES chega a 84,85%

De acordo com o Painel Covid-19, a Região Norte possui a maior taxa de ocupação de UTIs do Estado, com 93,59% dos leitos em uso

Publicado em 7 de julho de 2020 às 18:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
A Região Norte do Estado chegou a 93,59% de ocupação nesta terça-feira (7). (Reprodução/TV)

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com coronavírus no Espírito Santo atingiu 84,85%. Os dados são do Painel Covid-19, ferramenta da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), cuja atualização nesta terça-feira (7) informou que há 693 leitos no Estado e 588 estão ocupados.

As enfermarias do Espírito Santo estão com 63,51% da capacidade ocupada. Segundo a Sesa, são 740 leitos de enfermaria para tratar infectados pelo coronavírus e 470 estão ocupados. Já o total de leitos, somando enfermarias e UTIs, é de 1.433 leitos, sendo que 1.058 estão em uso, um percentual de 73,83%.

O índice registrou uma leve redução, segundo o Painel Covid-19. Nesta segunda-feira (6), a taxa de ocupação de UTIs no Estado estava em 85,8%, ou seja, houve uma queda de 0,95 pontos percentuais nas últimas 24h.

A Região Norte do Estado possui o maior índice de ocupação de UTIs para tratar pacientes com coronavírus no Espírito Santo, com 93,59%. Dos 78 leitos de UTI disponibilizados, 73 estão ocupados. A situação na região preocupa, já que, em 24h, foi registrado um aumento de 6,41 pontos percentuais. Na segunda-feira (6), inclusive, o comércio e até os supermercados permaneceram fechados em Linhares, na tentativa de aumentar o isolamento social na cidade. 

A Região Metropolitana registrou 86,44% de utilização dos leitos de UTI, com 494 existentes e 427 ocupados. A Região Sul registrou um percentual de 74,03% de ocupação de UTIs, com 77 vagas oferecidas e 57 em uso. Já a Região Central possui 44 leitos de UTI e 31 estão sendo utilizados, o que representa 70,45% de ocupação.

HOSPITAIS SEM LEITOS DISPONÍVEIS

A atualização do Painel Covid-19 nesta terça-feira (7) indicou que sete hospitais do Espírito Santo não possuem mais leitos de UTI disponíveis para tratar pacientes que tenham contraído a Covid-19. A Região Norte, que possui o maior índice de ocupação de UTIs, possui dois hospitais com 100% de ocupação.

Na Região Norte, o Hospital Geral de Linhares e o Hospital Rio Doce, ambos localizados em Linhares, não possuem mais vagas de UTI para pacientes com coronavírus. Além disso, os outros dois hospitais da região, o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares e o Hospital Meridional de São Mateus estão com mais de 90% de ocupação nas UTIs.

Este vídeo pode te interessar

Além destes, os hospitais Evangélico de Vila Velha, Santa Rita de Cássia, São Camilo, Santa Casa de Misericórdia e o Vila Velha Hospital, todos na região Metropolitana, também não possuem mais leitos de UTI disponíveis. Já o Hospital Santa Mônica, também na Região Metropolitana, possui 100% de ocupação da enfermaria para pacientes com coronavírus. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais