Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Infraestrutura

Começa obra para conter erosão em praia de Conceição da Barra

Intervenção do DER-ES na Praia de Guaxindiba vai recuperar 2,6 km da orla

Publicado em 15 de Setembro de 2026 às 17:00

André Cypreste

Publicado em 

15 set 2026 às 17:00
Obras são iniciadas para conter erosão em praia de Conceição da Barra
Praia de Guaxindiba recebe obras que deverão ser feitas no prazo de 360 dias Divulgação

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) iniciou as obras para conter o avanço da erosão e recuperar a orla da Praia de Guaxindiba, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo. A intervenção terá investimento superior a R$ 97 milhões e vai abranger 2,6 quilômetros da costa.


O prazo previsto para execução é de 630 dias. A obra inclui estruturas de contenção e serviços de urbanização da orla, em uma área que há anos sofre com o avanço do mar e a redução da faixa de areia.

Obras são iniciadas para conter erosão em praia de Conceição da Barra
Na orla, também estão previstos serviços de urbanização  Divulgação

Além da contenção, estão previstos serviços de urbanização da orla. A proposta é recuperar a área afetada pelo avanço do mar e melhorar as condições de utilização do espaço por moradores e visitantes, como uma forma de preservar o potencial turístico da área. 


A expectativa é que a intervenção permita a recuperação gradual da faixa costeira e melhore as condições de uso da área por moradores, comerciantes, pescadores e turistas.

O prefeito de Conceição da Barra, Erivan Tavares, comemorou o início das obras e destacou a estrutura da intervenção feita pelo DER-ES. "O projeto em execução prevê a implantação de blocos articulados de concreto pré-moldados e anéis hexagonais, estruturas destinadas à estabilização da faixa costeira e à contenção do processo erosivo", disse.

A Praia de Guaxindiba fica a poucos quilômetros do centro de Conceição da Barra, próxima à foz do Rio Itaúnas. A região é conhecida pela chamada Floresta de Raízes e também é utilizada por pescadores.


Leia mais 

Espírito Santo: aberto ao mundo, preparado para o futuro

Teto maior do MEI vai mudar o Imposto de Renda; entenda as regras

O consumidor mudou mais nos últimos cinco anos do que nas duas décadas anteriores

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Wagner Martins, cinegrafista da TV Gazeta
Amigos e colegas da TV Gazeta se despedem do cinegrafista Wagner Martins
Imagem de destaque
A luta para salvar cidade canadense ameaçada pelas tarifas de Trump
Imagem de destaque
Vídeo dos anos 90 mostra Wagner Martins como operador de programa de rádio que inspirou filme

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.