> >
Com medo de escorpiões, moradores fazem vigília em cidade do ES

Com medo de escorpiões, moradores fazem vigília em cidade do ES

Com ajuda de uma lanterna, os moradores de Sooretama conseguem encontrar e capturar os animais – que aparecem com mais frequência durante a noite – e tomam medidas de precaução para evitar o aparecimento de escorpiões

Publicado em 23 de setembro de 2020 às 08:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Família capturou vários escorpiões no quinta de casa em um único final de semana
Família capturou vários escorpiões no quintal de casa em um único final de semana. (Reprodução / TV Gazeta)
Com medo de escorpiões, moradores fazem vigília em cidade do ES

Em um único fim de semana, a família de Iara da Silva encontrou mais de 10 escorpiões no quintal de casa. Com medo, moradores de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, fazem uma espécie de vigília durante a noite para capturar os animais.  

"A quantidade é muito grande e foi capturada em um único fim de semana, sexta e sábado a noite", contou Iara, que é professora, em entrevista à TV Gazeta.

Com ajuda de uma lanterna, os moradores conseguem encontrar e capturar os animais – que aparecem com mais frequência durante a noite.

"A noite é a hora que o bichinho anda pela nossa casa. A gente deixa muito a luz acesa, tampa todas as frestas das portas. Banheiro tem que sempre estar com o ralo tapado – chão e pia – e na pia da cozinha também. É a única solução que a gente tem à noite. Não deixar a cama encostada na parede e olhar tudo. Tem que ter muito cuidado", afirma a professora.

Lanterna ajuda família a encontrar os escorpiões durante a noite
Lanterna ajuda família a encontrar os escorpiões durante a noite. (Reprodução / TV Gazeta)

MAIS DE 1700 CASOS EM TODO O ES

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no primeiro semestre de 2020 foram registrados 1760 casos de picadas de escorpião em todo o Estado. Desses, quase 90% aconteceram nas regiões Norte e Noroeste, que, juntas, chegaram a registrar 1.538 casos.

Para evitar o aparecimento dos escorpiões em casa, a orientação da Vigilância Ambiental de Sooretama é manter os quintais sempre limpos.

"Evitar entulho como lajota, madeira, telha, tudo que possa acumular lixo no quintal e esconder os escorpiões. É um inseto muito resistente, e até agora não foi desenvolvido um inseticida que possa acabar com ele", orientou Laudir Albino, agente da Vigilância Ambiental.

Com informações da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais