> >
Casagrande vê sinais preocupantes da Covid com variante Delta e alta de casos

Casagrande vê sinais preocupantes da Covid com variante Delta e alta de casos

Em pronunciamento, governador do Espírito Santo fez alerta para população capixaba não relaxar cuidados com a pandemia diante do cenário em que Estados vizinhos vivem um repique da Covid-19 em função da Delta

Publicado em 20 de agosto de 2021 às 19:51

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande faz pronunciamento sobre a pandemia no Estado
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande fez pronunciamento sobre a pandemia no Estado. (Reprodução | Redes Sociais)
Casagrande vê sinais preocupantes da Covid com variante Delta e alta de casos

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fez um alerta nesta sexta-feira (20) para que a população capixaba não relaxe os cuidados com a pandemia do coronavírus e continue utilizando máscara, reforçando a higiene e a mantendo o distanciamento social.

Em pronunciamento, o governador afirmou que, apesar de alguns bons números e da estabilidade da doença no Estado atualmente, há sinais preocupantes da Covid-19 no Brasil e no mundo, e por isso não é hora de abandonar as medidas de proteção.

O novo mapa de risco apresentado pelo governador traz 76 dos 78 municípios do Espírito Santo em baixo risco de contaminação pela Covid-19. O índice de ocupação de leitos é pequeno e a taxa de óbitos na média móvel dos últimos 14 dias alcançou cerca de 6,2%. Entretanto, o governador reforçou que não é o momento de abrir mão das defesas, principalmente diante do surgimento de novas variantes do vírus, como é o caso da Delta, já confirmada em território capixaba.

“Temos alguns dados que são bons, temos atividades econômicas e sociais mais liberadas, mas é preciso fazer alguns alertas. O primeiro é que nós estabilizamos a ocupação de leitos, mas nos últimos dias tivemos um pequeno crescimento da ocupação dos leitos de UTI, e da taxa de pessoas contaminadas com Covid nas Upas e nos PAs”, disse.

Aspas de citação

Nós estabilizando nesse patamar neste momento, mas estamos preocupados com alguns sinais e algumas informações do Brasil e do mundo

Renato Casagrande
Governador do ES
Aspas de citação

Casagrande chama atenção para o avanço da variante Delta em Estados vizinhos, em especial o Rio de Janeiro, onde, segundo o governador, a taxa de ocupação de leitos já está em 70% e o número de pessoas contaminadas pelo vírus disparou, embora o índice de óbitos esteja estável.

Por outro lado, em países como Estados Unidos e Israel, onde o percentual da população vacinada com as duas doses do imunizante já está elevado, a média de óbitos voltou a avançar nos últimos meses.

“A variante Delta está provocando maior número de pessoas contaminadas e agora está aumentando o número de pessoas que estão perdendo a vida. Nós precisamos compreender que a cada momento surge uma novidade com relação à pandemia e que nós não podemos abandonar os cuidados em relação ao uso de máscara, não aglomeração, higiene, para a gente poder continuar fazendo uma boa gestão da pandemia.”

Aspas de citação

Nós ainda não chegamos ao final da pandemia. Não concluímos o trabalho. O vírus está circulando e mudando, mutando. A cada dia surgem novas variantes. É preciso que a gente tome cuidado especialmente neste momento que a gente vê o mapa cada vez mais verde e a gente relaxa, relaxa completamente e acaba se contagiando ou contagiando pessoas que a gente gosta muito

Renato Casagrande
Governador do ES
Aspas de citação

AUMENTO DA TESTAGEM: ESTRATÉGIAS DE CONTROLE

O governador reforçou que o Espírito Santo tem ampliado a testagem de pessoas com sintomas gripais, a fim de identificar precocemente o coronavírus e tentar controlar a transmissão do vírus em território capixaba.

Estão sendo realizados testes em locais diversos, como no aeroporto, em hospitais, na Ceasa, além de outros locais também definidos pelos municípios. A orientação é para que ao menor indício de um sintoma gripal a pessoa procure um ponto de testagem.

“Às vezes a pessoa não perde mais o paladar, não perde mais o olfato, sente uma sensação de gripe, acha que é gripe. Mas é importante que a gente faça o teste. Eu fiz o teste semana passada de novo. Comecei a sentir sintomas. Deu negativo. Mas é importante que a gente faça o teste. Por isso estamos ampliando a base de testagem no estado. Isso é importante. E vacina, vacina no braço.”

Errata Correção
20 de agosto de 2021 às 22:14

O texto anteriormente informava que o Estado superou nesta semana a marca de mil óbitos diários pela Covid-19 quando, na verdade, a marca superada foi a de mil casos por dia. O trecho foi corrigido.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais