> >
Bombeiros do ES dão dicas para evitar incêndios em casa

Bombeiros do ES dão dicas para evitar incêndios em casa

A Gazeta contabilizou pelo menos cinco casos de incêndio residencial nas últimas três semanas. Veja como evitar acidentes

Publicado em 15 de maio de 2020 às 16:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Incêndio registrado em apartamento localizado em Itapuã
Incêndio registrado em apartamento localizado em Itapuã. (Diony Silva/ TV Gazeta)

A morte dos gêmeos Ayla e Gabriel, de 2 anos, em um incêndio dentro de casa, em São Mateus, no norte do Espírito Santo, entristeceu os capixabas. O episódio engrossa as estatísticas de incêndios residenciais ocorridos no Estado entre o final de abril e o começo de maio. A Gazeta contabilizou pelo menos cinco casos nas últimas três semanas.

O caso mais recente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (15), no bairro Primavera, em Viana, e feriu pai, mãe e um dos filhos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem e a mulher tiveram queimaduras de segundo e terceiro graus, e uma das três crianças que estavam na casa também ficou ferida. A causa do incêndio ainda está sendo investigada.

Já na última segunda-feira (11), mãe e filha, além dos cachorros, tiveram que ser socorridos depois que o apartamento delas pegou fogo, em Itapuã, Vila Velha. No começo do mês, um incêndio em um prédio na Praia do Suá assustou moradores de Vitória. E no último dia 27 de abril, um apartamento também pegou fogo, na Serra.

Incêndios como esses, na maioria das vezes podem ser evitados. Com ajuda do tenente-coronel Carlos Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, listamos 8 dicas para evitar acidentes em casa.

  • 01

    Fique de olho na data de validade da mangueira da botija de gás

    A mangueira da botija de gás e o registro de pressão precisam ser trocados a cada cinco anos. É preciso ficar atento a data de validade. "A maior parte dos incêndios acontece na cozinha, e uma das principais formas de prevenção é observar a validade da mangueira de gás e do registro de pressão. Eles têm validade de cinco anos e perdem a qualidade de segurança do material após esse período. Também não pode ficar com a mangueira atravessada no fogão, atrás do forno, porque a medida que vai usando o forno,  aquece a mangueira e dá problema", afirma o tenente-coronel Carlos Wagner Borges.

  • 02

    Guarde materiais inflamáveis em local seguro

    Álcool e demais substâncias inflamáveis devem ser guardados em local seguro, longe do alcance das crianças. "É não colocar material inflamável no ambiente de cozinha. Quem tem criança em casa, deve ter fósforo sempre em local elevado. Se tem restos de tinta a óleo, verniz, tíner guardado, a criança não pode ter acesso a esses produtos, porque ela pode pegar para brincar e se tiver perto de cozinha pode provocar incêndio", orienta o tenente-coronel.

  • 03

    Não enfeite a botija de gás

    Você é daqueles que gosta de forrar a botija de gás com um pano? Pois, saiba que o correto é deixar a botija de gás exatamente do jeito que você comprou, sem nenhum adereço. "Quem mora em apartamento pequeno, muitas vezes tem a botija de gás do lado do fogão. O botijão tem que ficar igual vem da fábrica, nada de pano por cima ou sacola. Tecido e plástico funcionam como combustível e podem acabar alimentando um incêndio", explica.

  • 04

    Cuidado ao usar vela

    "Se acabou a luz e você vai usar uma vela, nunca vá dormir com a vela acesa. Às vezes a pessoa coloca a vela em cima da geladeira, a vela vai queimando e chega na tinta da geladeira. Ali começa um incêndio. Se a pessoa está dormindo, ela respira aquela fumaça tóxica e pode acabar morrendo", esclarece o bombeiro.

  • 05

    Nada de vários aparelhos na mesma fonte de energia

    Você costuma usar "T"? Melhor parar com isso! "Colocando vários aparelhos em uma única fonte de energia, os famosos "T", você acaba tendo sobrecarga de energia, aquecimento, e isso pode desencadear um incêndio", afirma o tenente-coronel Carlos Wagner Borges.

  • 06

    Atenção com os colchões

    "Colchão é altamente inflamável, não deve fumar, nem brincar com fósforo em cama ou sofá", orienta Borges.

  • 07

    Eletrodoméstico ligando e desligando? Cuidado!

    Se você tem em casa algum aparelho eletroeletrônico que liga e desliga sozinho, por várias vezes, é melhor procurar ajuda técnica. "Ar condicionado ou ventilador ligando e desligando, por exemplo, pode ser sinal de que a instalação elétrica precisa ser corrigida para evitar a possibilidade de um curto-circuito", justifica.

  • 08

    Cuidado com depósito de coisas em um mesmo ambiente da casa

    Se você é daqueles que tem dificuldade de se desfazer das coisas que não usa mais, saiba que não é recomendável juntar tudo em um mesmo cômodo da casa, por exemplo. "Tem aqueles acumuladores, que guardam troços velhos em cômodos dentro de apartamento. Não deve acumular objetos que não usam em quartos, por exemplo. Em caso de incêndio, a destruição do imóvel é quase que completa", avisa o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais