> >
Aulas presenciais no ES permanecem suspensas até o dia 31 de agosto

Aulas presenciais no ES permanecem suspensas até o dia 31 de agosto

Em pronunciamento, governador Renato Casagrande afirmou que ainda não há condições para retorno seguro às escolas

Publicado em 24 de julho de 2020 às 17:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Governador do ES Renato Casagrande anuncia linha de crédito rural
Renato Casagrande, em pronunciamento, falou sobre o número elevado de mortes no Estado. (Rodrigo Araújo/Governo do ES)

Em pronunciamento na tarde desta sexta-feira (24), o governador Renato Casagrande confirmou que as aulas presenciais não serão retomadas no mês que vem, e as atividades permanecem suspensas até o dia 31 de agosto em todo o Espírito Santo. O chefe do Executivo estadual frisou que ainda não há condições para um retorno seguro às escolas devido à pandemia da Covid-19.

Aspas de citação

Não temos segurança para voltar as aulas em agosto. A escola é um local de muita interação, com alunos, professores e funcionários saindo de suas comunidades, interagindo, e depois retornando para suas casas. Temos preocupação com a vida dessas pessoas que ficaram em isolamento, estão em casa, e poderão ser afetadas com essa interação na escola

Renato Casagrande
Governador
Aspas de citação

Casagrande ponderou que precisa da compreensão da comunidade escolar, de pais e empreendedores da rede privada porque o momento exige cautela. "Temos que estar muito convictos do controle da doença para não colocar nem uma pessoa em risco."

Mais cedo, durante coletiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o subsecretário Luiz Carlos Reblin já havia comentado que seria pouco provável que as escolas fossem reabertas em agosto e que, a partir do resultado de um novo inquérito sorológico, é que será possível planejar o cronograma para retorno. As aulas estão suspensas desde março. 

Aulas presenciais no ES permanecem suspensas até o dia 31 de agosto

O governador também falou que, na próxima semana, deverá ser concluído o protocolo de segurança sanitária, que está sendo elaborado pela Sesa e Secretaria de Estado da Educação (Sedu), para orientar a retomada. Casagrande observou que, mesmo quando as aulas presenciais forem autorizadas, a conduta de toda a comunidade deverá ser diferente. 

"Não voltaremos às aulas como se nada tivesse acontecido. Haverá medição de temperatura, uso de máscara, afastamento entre os alunos. O protocolo está sendo fechado."

MORTES

O número elevado de mortes que o Espírito Santo ainda apresenta foi uma das razões para a prorrogação da suspensão das aulas presenciais, afirmou o governador. Embora outros indicadores estejam mais favoráveis, como a queda na taxa de transmissão, do número de casos ativos, inclusive em municípios do interior, e da ocupação de leitos de UTI, o alto registro de óbitos continua preocupante.

"Temos bons sinais, mas temos um sinal muito ruim, que é o de óbitos. Hoje foram 32 registrados. Temos ainda esse sinal muito ruim, e precisamos de um esforço para reduzir esses números no Estado. Por isso, continuo pedindo: continuem com o distanciamento social, o uso de máscaras, procedimentos de higiene e, quem puder se isolar, se isole. E é por isso também que vamos manter as aulas suspensas", declarou Renato Casagrande.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais