> >
Aposentada que já teve 5 AVCs é infectada por coronavírus e fica curada

Aposentada que já teve 5 AVCs é infectada por coronavírus e fica curada

Aos 88 anos, Antônia Ana Cupertino tem sequelas dos derrames que sofreu. Mas, mesmo com sérias comorbidades que agravavam seu quadro, ela venceu a Covid-19

Publicado em 15 de agosto de 2020 às 07:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Todo dia um milagre: Antônia
Antes de ser contaminada pelo coronavírus, Antônia Ana Cupertino já tinha colocado uma ponte de safena e passado por cinco AVCs . (Acervo pessoal/Geraldo Neto)

"Vi minha avó sem sair da cama, de fralda e chegamos ao ponto de ter que dar soro nela na seringa de tão fraca que ficou", recorda-se Emanuelle Cupertino, de 20 anos, ao descrever o momento mais difícil da família, quando a avó, Antônia Ana Soares Cupertino, de 88 anos, teve Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.  

Foram 33 dias de muita angústia. Sem a indicação de um médico para que fosse internada, Dona Antônia e os parentes viram uma inofensiva tosse aumentar a cada dia. "Levamos ao posto de saúde e o médico passou remédios para amenizar a tosse. Vovó passou pelo exame que atestou a Covid-19, mas voltamos com ela pra casa pois disseram que não seria necessário", detalhou a neta. 

Moradora do bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, dona Antônia está sem falar há seis anos devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Aos 88 anos, ela já sofreu outros quatro AVCs e teve de colocar no coração uma ponte de safena que precisou de 12 horas de cirurgia. 

"O fato dela ter tido esses problemas de saúde era o que mais nos afligia, em especial uma das minhas tias que era quem ficava com ela o tempo todo.  Com a Covid-19, vovó perdeu 17 quilos, pois o pulmão debilitado a impedia de querer comer ou beber", detalhou Emanuelle. 

Apesar de a saúde da idosa ter sido testada tantas vezes,  ela venceu mais uma batalha. Com muito esforço, cuidado e amor dos filhos e netos, elas se curou após 33 dias debilitada.

"Nós não estávamos preparados para perdê-la. Agora, vovó está fortinha, bebe e come muito bem, anda e toma banho sozinha.  Ainda está se recuperando, mas logo estará como antes. Deus é muito maravilhoso e faz milagres. Minha avó é um milagre bem grandão", disse a neta, feliz em ver a avó bem de novo. 

Antônia Ana Soares Cupertino
Após se recuperar da Covid-19, Antônia Ana Cupertino já consegue andar e tomar banho sozinha. (Arquivo Pessoal)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais