> >
Após mais de 1 ano, escola que teve muro destruído poderá reabrir em Vitória

Após mais de 1 ano, escola que teve muro destruído poderá reabrir em Vitória

A Emef Custódia Dias Campos estava fechada desde novembro de 2019, quando foi interditada por conta do deslizamento de pedras após as fortes chuvas na Capital

Publicado em 6 de maio de 2021 às 18:19

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
A Prefeitura de Vitória entregou a obra de contenção do muro da escola municipal Custódia Dias de Campos
A Prefeitura de Vitória entregou a obra de contenção do muro da escola municipal Custódia Dias de Campos. (Elizabeth Nader/PMV)

Depois de quase 1 ano e meio de espera, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Custódia Dias Campos, localizada no Bairro de Lourdes, em Vitória, poderão retornar às atividades em breve. Isso porque a prefeitura entregou nesta quinta-feira (6) a obra de contenção do muro da unidade, que foi danificado durante as fortes chuvas de novembro de 2019.

Segundo a prefeitura, a escola recebe 246 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e tem a 4ª maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Capital. A unidade estava fechada há 1 ano, 5 meses e 14 dias por orientação da Defesa Civil de Vitória.

A obra consistiu em uma intervenção de contenção com desmonte de rocha, contenção com concreto projetado e drenagem superficial do talude, além da construção de uma canaleta na base do talude para o escoamento das águas das chuvas. O investimento, conforme divulgado pela prefeitura, foi de R$ 172.592,39, no contrato de contenção de encostas que contempla os bairros Forte São João, Ilha de Santa Maria, Lourdes e Piedade. No total, são R$ 621.660,55 investidos e as demais obras estão em andamento.

A Prefeitura de Vitória entregou a obra de contenção do muro da escola municipal Custódia Dias de Campos
A Prefeitura de Vitória entregou a obra de contenção do muro da escola municipal Custódia Dias de Campos. (Elizabeth Nader/PMV)

"O meu sentimento é de gratidão. Numa sexta-feira extremamente chuvosa, em novembro de 2019, tivemos que sair com as crianças porque caíam enormes blocos de terra. Contamos com o acolhimento da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da associação de moradores. Foram muitas lutas. Eu sou muito grata a essa gestão, temos uma obra linda, que superou as nossas expectativas", comemorou a diretora da escola, Sidneia Freitas.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, reiterou a importância da reabertura de uma escola que atende a tantos alunos e destacou que a intervenção não apenas permitirá o retorno dos estudantes para a unidade, mas também tornará o espaço mais humanizado.

"Estamos fazendo uma entrega importante, significativa. O valor pode ser pequeno para um município como Vitória, mas, sem esse investimento, a escola estava fechada. E estamos numa escola que tem o cuidado com as crianças, com a educação pública de qualidade. A Defesa Civil indicou apenas a retirada da pedra, a equipe de obras retirou a pedra, fez o muro e colocou a grama, humanizando o espaço", completou.

CHUVAS DE NOVEMBRO DE 2019 CAUSARAM ESTRAGOS

Em 13 de novembro de 2019, o Espírito Santo foi acometido por fortes chuvas que causaram estragos em várias cidades de todo o Estado. A Grande Vitória foi bastante atingida, com pontos de alagamento registrados em todos os municípios da região. Estabelecimentos comerciais tiveram prejuízos e aulas nas redes municipais, estaduais e do ensino superior chegaram a ser canceladas.

Na Capital, segundo a Defesa Civil, foram registrados 200 milímetros de chuva em apenas 24 horas. O valor foi superior ao previsto para todo o mês de novembro, que era de 181 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais