> >
Alunos de escola pública podem ficar em desvantagem no Enem

Alunos de escola pública podem ficar em desvantagem no Enem

Depois de cancelado o exame que estava programado para novembro,  Ministério da Educação  marcou exame para janeiro

Publicado em 12 de julho de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
As provas serão aplicados no dia 26 de janeiro e no dia 02 de fevereiro.
Enem 2020 foi adiado por causa da pandemia. (Freepik)

O comprometimento do aprendizado dos alunos da escola pública pelas limitações de acesso às atividades remotas pode afetar o desempenho em avaliações como o Enem. A prova, inclusive, foi adiada após pressões de diversos órgãos e entidades que apontavam o tamanho da desigualdade, acentuada pela pandemia, na preparação dos estudantes das redes pública e particular.

Depois de cancelado o exame que estava programado para novembro, nesta semana o Ministério da Educação (MEC) anunciou que a nova previsão é no início de 2021: 17 e 24 de janeiro, para quem vai fazer prova impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para os inscritos na avaliação digital.

Mesmo que as atividades presenciais ainda não estejam autorizadas, a coordenadora de Projetos do Todos pela Educação, Thaiane Pereira, avalia que marcar uma data para o Enem é importante porque a indefinição era uma aspecto que causava mais apreensão entre os alunos.

Ela reconhece que o momento é de incertezas, e essa data eventualmente possa ser alterada, mas considera importante o agendamento até para o planejamento de retorno das aulas presenciais.

“Provavelmente o abismo entre a rede pública e privada aumentou neste período de atividades remotas, e cabe agora às Secretarias da Educação implementar ações que tentem ajudar esses alunos o máximo possível a recuperar o conteúdo para que consigam fazer a prova. De repente, eles devem ser os primeiros a retomar as aulas para tentar minimizar os estragos”, pondera.

Thaiane Pereira também reforça que as desigualdades evidenciadas pela pandemia são cruéis e impactam de maneira mais profunda sempre os que mais precisam ser ajudados.

Para ela, a forma de corrigir essas distorções é tratar diferentemente esses alunos, para o Enem ou demais demandas educacionais, na medida de sua desigualdade.

Aspas de citação

É preciso dar mais atenção a suas vulnerabilidades, priorizar políticas públicas com ênfase na equidade, que sejam mais intensas para o reforço e recuperação do aprendizado

Thaiane Pereira
Coordenadora de Projetos do Todos pela Educação
Aspas de citação
Thaiane Pereira, coordenadora de Projetos do Todos pela Educação
Thaiane Pereira, coordenadora de Projetos do Todos pela Educação. (Todos pela Educação)

A coordenadora de Projetos do Todos pela Educação diz ainda que ações intersetoriais, que contemplam o esforço de outras áreas como a assistência social e a saúde, também são importantes para fortalecimento dos vínculos com a escola que contribui no processo de ensino-aprendizagem.

Todo o processo com os protocolos de retorno às atividades presenciais, sobre quem vai voltar e de que forma, e como esse período vai ser utilizado nas escolas também vai impactar os estudantes que vão fazer o Enem, segundo aponta Sonia Dias, coordenadora de implementação municipal do Itaú Social.

Entre os alunos da escola pública, com todas as dificuldades de acesso à tecnologia e até de local adequado para estudos em casa, a volta para a sala de aula pode significar a melhoria do desempenho na avaliação.

Sonia Dias, coordenadora de implantação municipal do Itaú Social
Sonia Dias, coordenadora de implantação municipal do Itaú Social. (Patricia Stavis/Itaú Social)
Aspas de citação

O prejuízo para o aluno da escola pública, com as atividades remotas, é sem dúvida maior. A escola pública é o espaço de socialização, de desenvolvimento pessoal, de aprendizado. É o lugar onde pode encontrar o apoio de um professor, da comunidade escolar

Sonia Dias
Coordenadora de implementação municipal do Itaú Social.
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais