> >
179 mil doses das vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Janssen já estão no ES

179 mil doses das vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Janssen já estão no ES

Imunizantes que protegem contra a Covid-19 foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão usados para aplicação tanto da primeira dose e quanto da segunda

Publicado em 3 de julho de 2021 às 10:16- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
ES recebe doses de vacina contra a Covid-19
ES recebe doses de vacina contra a Covid-19. (Ministério da Saúde)

Espírito Santo recebeu ao longo da manhã deste sábado (3) mais de 179 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Antes das 9h, segundo o Ministério da Saúde, o Estado já havia recebido 44.460 doses da Pfizer e 71.950 da Janssen.

Por volta das 10 horas, chegaram as 62.750 doses da Astrazeneca. Todos os imunizantes foram encaminhados pelo Ministério da Saúde e foram recebidos no Aeroporto de Vitória. O transporte foi realizado pela Latam, dentro do programa Avião Solidário criado pela empresa durante a pandemia.

As vacinas da Janssen são ministradas em dose única. Já os imunizantes da Pfizer serão destinados à aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária.

As vacinas da marca AstraZeneca, produzida em parceria com Fiocruz, terão duas funções: atender ao público que ainda não se vacinou, de acordo com a ordem de idade estabelecida pelo Estado e pelo governo federal, e também ser usada para aplicação da segunda dose em idosos de 60 a 64 anos, de trabalhadores da saúde, das Forças de Segurança e Salvamento e de trabalhadores da Educação.

ES recebe doses de vacina contra a Covid-19(Ministério da Saúde)

Todas as doses que chegam ao Espírito Santo são levadas para a Rede Estadual de Frio, na Capital. Depois serão distribuídas aos municípios, que são responsáveis pelos agendamentos.

Ainda segundo a Sesa, a distribuição das doses será na segunda-feira (5). Os municípios que tiverem abaixo dos 80% na taxa de utilização das doses receberão 50% das doses destinadas. Na data, a Sesa vai levantar quais são esses municípios e quantas doses vão pra cada.

Os demais 50% ficarão guardados na Rede Regional de Frio para entrega até o município atingir a meta definida. A medida visa garantir a aplicação das vacinas em tempo hábil.

De acordo com nota enviada neste domingo (4) pela Sesa, a distribuição das vacinas se dará da seguinte forma, para três regiões de saúde do Estado:

  • Norte: receberá um total de 22.498 doses, sendo 13.830 da Janssen, 3.678 da Pfizer e 4.990 da AstraZeneca.
  • Central: receberá um total de 28.073 doses, sendo 17.425 da Janssen, 4.608 da Pfizer e 6.040 da AstraZeneca.
  • Sul: receberá um total de 35.073 doses, sendo 19.836 da Janssen, 6.093 da Pfizer e 9.144 da AstraZeneca.

O transporte dos imunizantes é feito pelo programa Avião Solidário da Latam. A empresa informou que desde janeiro, quando a campanha de imunização teve início, o programa já movimentou gratuitamente 54,5 milhões de doses a bordo de 706 voos. O volume corresponde a mais da metade de todas as vacinas movimentadas pelo setor aéreo no Brasil.

Errata Atualização
4 de julho de 2021 às 19:18

A Sesa enviou nota sobre a distribuição das doses. O texto foi atualizado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais