> >
Casos de Covid crescem em cidade do ES durante colheita de café

Casos de Covid crescem em cidade do ES durante colheita de café

Neste período, o município ganha cerca de 2 mil moradores temporários; em 14 dias, foram 82 testes positivos no interior, segundo a Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em 19 de maio de 2021 às 09:06

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Produção de café conilon vai receber investimento para alcançar paladares exigentes
Casos de Covid crescem em cidade do ES durante colheita de café. (Cooabriel)
Vinicius Zagoto
[email protected]

O maior movimento de pessoas em Sooretama, no Norte do Espírito Santo, devido ao período de colheita de café, fez a Secretaria Municipal de Saúde ligar o alerta: com o aumento no contingente de trabalhadores no interior do município, o número de casos positivos de Covid-19 cresceu na zona rural.

Entre abril e maio, a população de aproximadamente 31 mil habitantes passa para 33 mil, com moradores temporários vindos de Estados vizinhos, como Bahia e Minas Gerais, que se deslocam a Sooretama para trabalhar na colheita de café.

Com mais dinheiro circulando, devido ao pagamento dos trabalhadores, o movimento de pessoas em supermercados, bares e no comércio passa a ser muito maior que em outras épocas do ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Em meio à pandemia da Covid-19, o maior contingente de pessoas e o aumento na circulação também levaram a um crescimento no número de casos positivos da doença, como observa a secretária de Saúde do município, Edinalva Pereira Souza.

“No período de quarentena, nós estávamos mais focados no Centro da cidade, mas do fim de abril para maio, começamos a perceber um crescimento de casos no nosso interior, que é muito grande nessa época que muita gente vem trabalhar na colheita do café. A gente monitora o número de casos por bairros e o interior apresentou um grande crescimento”, explica.

NÚMEROS

De acordo com dados da prefeitura, o número diário de casos positivos no interior, antes da colheita, era de dois, chegando próximo de 30 no período de 14 dias. Agora, o índice cresceu. Nas últimas duas semanas, até sexta-feira (14) foram 82 casos positivos registrados em 14 dias.

Sooretama, Norte do Es
Sooretama, Norte do ES. (Prefeitura Municipal de Sooretama )

SECRETARIA MONTA ESTRATÉGIA DE TESTAGEM

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira percepção sobre o crescimento de casos positivos foi visual - observada no boletim diário feito pelo município, que detalha os bairros com mais pessoas contaminadas -, e também na quantidade de atendimentos realizados nas unidades de saúde da região.

A partir do crescimento nos índices, a prefeitura criou quatro equipes de profissionais da saúde para atuarem no interior. Duas equipes são fixas e atuam nas comunidades de Juncado e Chumbado, outras duas são móveis e circulam pelas fazendas, quando solicitadas pelo dono da propriedade nos casos em que algum funcionário apresenta sintomas da Covid-19. As equipes realizam a testagem para detectar a doença, orientam os trabalhadores a usar máscara, a manter o distanciamento social e a higienizar os alojamentos.

De acordo com Edinalva, a identificação dos trabalhadores positivados para a Covid-19 é importante, pois ajuda o município a isolá-los e evitar a volta de uma classificação de risco com mais restrições. Atualmente, Sooretama está classificada em risco moderado, no mapa do governo do ES.

MONITORAMENTO CONTINUA À NOITE

Além das ações diurnas, a Vigilância de Saúde do município e a Polícia Militar têm feito ações durante à noite, orientando as pessoas que frequentam bares após o dia de trabalho.

“Muitos trabalhadores trabalham o dia todo e à noite vão para os bares do interior beber, se distrair. A gente tem orientado, com a Vigilância e Polícia Militar, essas pessoas a não se aglomerarem, a manterem o distanciamento”, conta Edinalva.

CORONAVÍRUS EM SOORETAMA

De acordo com dados do Painel Covid-19, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sooretama possui 2.723 casos confirmados da doença, 2.411 casos curados e 44 óbitos. A taxa de letalidade no município está em 1,6%, abaixo da taxa estadual que se encontra em 2,2%.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais