> >
Passos de Anchieta: conheça o trajeto pelos pontos turísticos

Passos de Anchieta: conheça o trajeto pelos pontos turísticos

O próximo evento dos Passos de Anchieta só deve acontecer em 2022, mas A Gazeta separou pontos turísticos que estão no roteiro da caminhada para relembrar as belezas capixabas que fazem parte do trajeto

Publicado em 18 de junho de 2021 às 15:53

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fotos: os Passos de Anchieta pelos pontos turísticos do trajeto
(Divulgação)
Autor - Pedro Permuy
Pedro Permuy
Repórter do Divirta-se / [email protected]

Neste ano, os Passos de Anchieta, caminhada religiosa que é o primeiro roteiro cristão das Américas, não vai acontecer pela pandemia da Covid-19. A próxima data marcada pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) para o evento, que reúne centenas de pessoas, é de 16 a 19 de junho de 2022. Mas isso não é motivo para deixar de apreciar as belezas capixabas que fazem parte do percurso ainda em 2021.

O trajeto, que refaz o caminho percorrido por São José de Anchieta em seus últimos anos de vida, passa por diversos pontos turísticos encantadores do Estado, começando pela Catedral de Vitória, no Centro da Capital, chegando até a própria Anchieta.

A Gazeta fez uma lista com participação da Abapa e Secretaria de Estado do Turismo (SeturES) com os pontos turísticos que são mais chamativos ao longo da caminhada. Confira:

  • Catedral Metropolitana de Vitória

    01

    Catedral Metropolitana de Vitória

    Ponto turístico religioso dos mais famosos do Espírito Santo, a Catedral de Vitória, localizada na Cidade Alta, no Centro, é também o ponto de partida de parte da programação da Festa da Penha, outro evento religioso que movimenta o Estado. É ponto de partida dos Passos de Anchieta, todos os anos, e local que atrai turistas e moradores da região para fotos, vídeos e apreciação. Restaurada em 2015, conta com seus elementos praticamente originais em sua totalidade e encanta pelo estilo neogótico.

  • Palácio AN

    02

    Palácio Anchieta

    É atual sede do Executivo capixaba. Como a Catedral, também é localizado na Cidade Alta e aberto para visitação, inclusive, guiada. Também possui espaço para exposições permanentes e itinerantes e é abrigo para a maior parte das solenidades de todas as cerimônias do governo do Espírito Santo. Inicialmente era usado como um colégio jesuíta e foi construído por padres no Século XVI. Abriga o túmulo simbólico do padre José de Anchieta (por isso o nome do palácio), responsável por introduzir o cristianismo no Brasil.

  • Fotografia noturna da Terceira Ponte utilizando a técnica de longa exposição

    03

    3ª Ponte

    O primeiro pilar da Terceira Ponte foi concretado em 1978, durante o mandato de Élcio Álvares no Governo do Estado, e concluída em 89, no governo Max Mauro. A edificação é a mais simbólica das conexões entre a capital Vitória e Vila Velha, cidade vizinha considerada berço da colonização do Espírito Santo. De lá, é possível ver toda a baía de Vitória, além do Morro do Moreno, Convento da Penha e praias dos dois municípios.

  • Data: 12/04/2019 - ES - Vila Velha - Vista do Parque da Prainha, em Vila Velha do alto do Convento da Penha - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ

    04

    Parque da Prainha

    O sítio histórico da Prainha é considerado o primeiro local em que os colonizadores do Espírito Santo pisaram quando desembarcaram do alto-mar. O local possui as mais variadas construções históricas, indo de igreja até casarões que viraram museus, além da tradicional vila de pescadores. É também ponto de entrada para o 38° Batalhão de Infantaria e tem vista para a baía de Vila Velha e Vitória. Em determinadas épocas do ano, sedia eventos de grande porte, como as missas da Festa da Penha e outros eventos culturais.

  • Convento da Penha, em Vila Velha

    05

    Convento da Penha

    Patrimônio artístico e arquitetônico do Espírito Santo, o Convento da Penha, na Prainha, foi fundado pelo frei Pedro Palácios, que se radicou no Estado em 1558, trazendo com ele o painel de Nossa Senhora das Alegrias, inicialmente abrigado por uma gruta de pedra, que fica no início da Ladeira da Penitência. Com visitação aberta para turistas e moradores, o local é um dos mais requisitados para quem conhece Vila Velha, já que remonta ao descobrimento do Estado e possui uma das mais belas paisagens do Espírito Santo.

  • Parte do município de Vila Velha visto do Morro do Moreno. Na imagem, a Paria da Costa e seus prédios.

    06

    Morro do Moreno

    É ponto turístico capixaba para quem gosta de aventura! Localizado na Praia da Costa, possui opções de trilhas e estradas para os visitantes que realmente são aventureiros e espaço para contemplação da vista no alto do morro, que tem olhar privilegiado para toda Vila Velha e Vitória. É muito frequentado por praticantes de mountain bike e atletas, mas também comporta aquele passeio em família ou com amigos no fim de semana, quando fica mais requisitado.

  • Praia da Costa, em Vila Velha, no último domingo da primavera

    07

    Praias de Vila Velha

    As praias de Vila Velha são algumas das mais buscadas pelos banhistas na Grande Vitória, sendo as preferidas: Praia da Costa, Itapoã, Itaparica e Curva da Sereia, além dos paraísos secretos Praia do Bananal e Praia Secreta. Esses dois últimos, apesar de levemente mais afastados, valem a visita mesmo para quem está na rota dos Passos de Anchieta, já que a paisagem é, realmente, apaixonante.

  • Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

    08

    Setiba e Parque Paulo Cesar Vinha

    Setiba é uma das alternativas mais famosas às praias de Guarapari, quando estão lotadas, mas é também um dos pontos que fazem parte do trajeto tradicional dos Passos de Anchieta. Pela praia, ainda é possível ter acesso ao Parque Paulo César Vinha, que é outro local paradisíaco a ser explorado pelos que estão indo rumo a Anchieta. O parque possui uma área de preservação gigantesca, com riqueza de biodiversidade, e é muito buscado até por noivos, aniversariantes e famílias que querem fazer ensaio de fotos pelo visual paradisíaco.

  • Área de praia da região de Perocão, em Guarapari

    09

    Perocão

    É uma das localidades do Espírito Santo mais tradicionais quando pensamos em vila de pescadores. Há mais de 60 anos, é principal ponto físico de sustento de dezenas de famílias que dependem da pesca para viver. Possui centenas de embarcações e um centro comercial bastante forte no segmento e é, também, bastante procurado por turistas e moradores que querem conhecer mais da prática pesqueira e até experimentar um dia de aventura no mar. Também vale a visita para ver de perto um pouco mais da história da evolução pesqueira do Estado.

  • A Igreja Matriz de Anchieta

    10

    Igreja Matriz de Anchieta

    A Igreja Nossa Senhora da Assunção, uma das mais antigas do Brasil, é o “ponto final” dos Passos de Anchieta, na própria cidade. Sua construção se deve aos trabalhos do próprio São João de Anchieta e foi feita com o trabalho de índios catequizados, no mesmo sistema em que os jesuítas construíram seus templos no Brasil durante o processo de colonização e catequização. É aberto para visitação e os turistas e participantes da caminhada podem apreciar as belezas arquitetônicas da edificação histórica.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais