> >
Princesa Vitória, herdeira da Suécia, sofre de doença rara e desabafa

Princesa Vitória, herdeira da Suécia, sofre de doença rara e desabafa

Vitória, filha da rainha Silvia, da Suécia, sofre de prosopagnosia, uma doença rara que acomete uma a cada 50 pessoas no mundo, aproximadamente; entenda

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 12:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A princesa Vitória Ingrid Alice Desidéria, da Suécia. (Reprodução/Instagram @princessvictoriaofsweden)

Muita gente não sabe que a herdeira do trono da Suécia, a princesa Vitória, de 42 anos, sofre de um distúrbio raro que às vezes a faz ter uma chamada cegueira de feições, caracterizada pela dificuldade de reconhecer rostos e nomes. A prosopagnosia, como foi batizada a doença, acomete uma a cada 50 pessoas no mundo em diferentes graus de intensidade. 

A princesa, no entanto, não tem problemas para falar do assunto. Mas, em recente entrevista, desabafou sobre sua condição. "Trabalho extra", disse ela, ao se referir ao fato de ter que pensar duas, três ou até várias vezes olhando para alguém para conseguir reconhecê-la, mesmo que a tenha visto há poucos dias. 

Este vídeo pode te interessar

Vitória, que é semi-brasileira (a mãe de Vitória, a rainha Silvia, é filha de uma brasileira), também disse que ela tem conseguido cumprir suas tarefas reais apesar da doença rara. Por poder ser hereditário o distúrbio, a princesa só fica de olho no comportamento dos filhos, Estelle, de 7 anos, e Oscar, de 3 anos, para detectar quaisquer anomalias. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais