Publicado em 3 de março de 2021 às 13:18
- Atualizado há 5 anos
Vito Corleone, Rose Dawson, Danny Zuko, Spock, Indiana Jones. Os estúdios da Paramount são lar, há 108 anos, de um acervo riquíssimo de personagens que marcaram o cinema e a televisão. Agora, eles estão de mudança. A partir desta quinta, dia 4, o mafioso italiano e a sobrevivente do Titanic serão encontrados no Paramount+, mais um streaming para povoar esse novo e já abarrotado mercado. >
Para os brasileiros, na verdade, o Paramount+ não é tão novo assim. Já existia por aqui um serviço de conteúdo sob demanda com o mesmo nome, também do conglomerado americano ViacomCBS, mas que parecia muito mais uma improvisação do que uma real tentativa de bater de frente com Netflix e companhia.>
Agora, ele surge reformulado e com uma plataforma própria, com planos de expansão para todo o globo. O Brasil, assim como o resto da América Latina, foi escolhido para receber a nova versão do streaming ao mesmo tempo que os Estados Unidos, dispensando os meses de espera que tivemos com o Disney+ e que temos agora com a HBO Max.>
O Paramount+ tem mensalidade de R$ 19,90 e compila filmes, séries e outros programas das marcas Paramount, Showtime, CBS, Nickelodeon, MTV, Comedy Central, BET e Smithsonian Channel. Também ao contrário de seus grandes concorrentes, o serviço decidiu, nos Estados Unidos, combinar programação linear e sob demanda.>
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Ao norte do continente americano, será possível usar a plataforma para sintonizar nos canais da CBS, para acompanhar, além de entretenimento, conteúdos jornalísticos e esportivos. Por enquanto, não há expectativa para que a função chegue ao Brasil, de acordo com o gerente geral da ViacomCBS no país, Mauricio Kotait, que reitera a importância de continuar investindo nos canais de televisão fechada que a empresa opera por aqui.>
"Eu não vou deixar o assinante da TV paga para trás. Por outro lado, nós vamos lançar conteúdos diretamente no streaming que não condizem com o público de TV por assinatura. Ou seja, tem para todo mundo", diz ele.>
Títulos latino-americanos estão em produção especialmente para o novo canal de distribuição. Atualmente, a Viacom está formalizando contratos com produtoras locais para, ainda neste ano, lançar conteúdos brasileiros no Paramount+. A prioridade, de acordo com Kotait, são as séries.>
Elas também parecem ser mais importantes lá fora. As marcas que compõem o streaming atualmente trabalham em diversas tramas serializadas especialmente para ele. A estratégia, pelo que já foi anunciado, é apostar na nostalgia e no que já foi sucesso no passado.>
Entre as séries que devem estrear no futuro próximo estão "The Offer", sobre um dos produtores de "O Poderoso Chefão", e "Grease: Rise of the Pink Ladies", um derivado do sucesso musical "Grease: Nos Tempos da Brilhantina".>
"Flashdance", "Love Story: Uma História de Amor" e "Uma Saída de Mestre" são outros filmes de sucesso que serão revisitados no formato.>
Outra grande aposta do Paramount+ será a expansão de uma de suas franquias mais celebradas, "Star Trek", ou "Jornada nas Estrelas". A animação "Avatar: A Lenda de Aang", da Nickelodeon, também deve ver seu universo crescer, com a criação do Avatar Studios.>
O canal infantil ainda desenvolve novas versões dos desenhos "Rugrats: Os Anjinhos", "Bob Esponja Calça Quadrada", "Padrinhos Mágicos" e "Dora, a Aventureira", num aceno contundente ao público infantil, que representa enorme potencial no universo do streaming.>
Nos Estados Unidos, os filmes da Paramount Pictures vão aterrissar no novo serviço relativamente cedo, após suas carreiras nos cinemas. Serão entre 30 e 90 dias para que as produções cheguem por lá --no Brasil, a janela também deve ser encurtada, mas ainda não há informação de prazos. Entre os longas que o estúdio planeja lançar em breve nas salas estão a sequência de "Um Lugar Silencioso" e o sétimo capítulo da franquia "Missão: Impossível".>
Sobre o atraso com o qual está chegando ao mundo do streaming, a Viacom parece não se preocupar. "Esse é um mercado muito novo ainda. Assim que o público entender quem é quem, para onde vão os produtos, para onde as coisas vão caminhar, vai haver uma acomodação natural. Mas as grandes plataformas vão brigar bastante. Isso é muito bom, é saudável para o mercado de produção, para o mercado consumidor, para todo mundo", afirma Kotait.>
O Paramount+ estará disponível por meio de site próprio e de aplicativos para celular e televisões. Também é possível assinar o serviço graças a parcerias com Mercado Livre, Claro, Vivo e Oi. Já no lançamento, nesta quinta, estarão disponíveis cerca de 5.000 horas de conteúdo para o público brasileiro.>
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