Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Música

"Paracosmo" é resultado de encontro casual entre Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante

Amigos apresentam disco com sete faixas instrumentais e dois videoclipes

Publicado em 28 de Maio de 2021 às 17:25

Erik Oakes

Publicado em 

28 mai 2021 às 17:25
Os músicos Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante
Os músicos Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante Crédito: Davi Tavora/Divulgação
Os músicos Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante apresentam uma novidade: um disco com composições instrumentais inéditas. Amigos há alguns anos, eles nunca tocaram ou gravaram juntos. Foi de um encontro casual que nasceu o álbum “Paracosmo”, apresentado na última quinta-feira (27) nas plataformas digitais.
"Quando começamos a tocar, parecia que as músicas já estavam prontas. Improvisações livres, melodias sinceras, imagem sonoras, tudo ali, nesse lugar cheio de esperança que é o Paracosmo", diz Cainã Cavalcante, narrando sobre o processo de composição e o clima com que o álbum se desenrola.
Vale lembrar que este é realmente um encontro de gigantes. Ricardo é pianista e produtor, já trabalhando com nomes como Adriana Calcanhoto, Belchior e Lulu Santos, além de membro votante do Grammy Latino e do Grammy Awards (Grammy Pro). Cainã já participou de diversos concertos pelo Brasil e Europa e gravou com grandes nomes da música, como Plácido Domingo, Dominguinhos, Chico César, Yamandu Costa, entre muitos outros.
O resultado do encontro não poderia ser melhor. "Paracosmo" traz sete composições instrumentais inéditas: “Vila dos pássaros”, eleita como o primeiro single do álbum, “Paracosmo”, “Valsa do cansaço”, “Lyle”, “Manoela”, “Berceuse” e “Caminho dos mouros”. Algumas composições foram criadas no formato “canção”, com melodias bem definidas.
"O disco traz uma carga de espontaneidade muito forte, fomos tocando e as músicas fluíram naturalmente. São como canções no formato instrumental. Foi um processo de gestação onde a música brotou com muito desembaraço", conta Ricardo Bacelar, que no disco tocou piano acústico, teclados e percussão, enquanto Cainã tocou violão e baixo.
Duas das canções já chegam com videoclipe: "Vila dos pássaros", um baião que se funde com um belo solo de violão, que remete ao nordeste do Brasil; e "Paracosmo", que traz a leveza da canção em comunhão com percussões leves e um solo de piano que se esparrama pela música.
"De certo modo, ‘Paracosmo’ também nos leva a um universo imaginário. Nesse momento em que muitos de nós estamos trancados em casa, em razão da pandemia, o álbum é um convite para criarmos o nosso mundo particular, no qual a música nos conduz e transcende", disse Ricardo Bacelar.
*Com informações da assessoria

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Sara Gimenes, de 22 anos, morreu em um acidente na Rodovia Leste-Oeste
Universitária morre em capotamento na Rodovia Leste-Oeste em Cariacica
Prato do Empório São Miguel no festival Sabores & Canções 2026, em Colatina
Festival gastronômico reúne 12 restaurantes de Colatina; conheça pratos
Imagem de destaque
5 dicas para reduzir o estresse e proteger a saúde mental e cardiovascular

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados