> >
Mostra valoriza a beleza da mulher na luta contra o câncer de mama

Mostra valoriza a beleza da mulher na luta contra o câncer de mama

Exposição "Você é Única" fica aberta até o dia 28 de outubro em espaço no Shopping Vitória, na Enseada do Suá

Imagem de perfil de Emanuel Vargas da Silva

Emanuel Vargas da Silva

Aluno do 24º Curso de Residência em Jornalismo / [email protected]

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 13:32

Modelos da Mostra
Modelos da Mostra "Você é única" com o cabeleireiro e peruqueiro Dirceu Paigel Crédito: Monica Zorzanelli

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama, o mais comum entre mulheres no Brasil. Para lembrar a data e mostrar a luta de algumas mulheres, a mostra "Você é Única" retrata mulheres que são pacientes ou superaram a doença. O ensaio fotográfico realizado pelo cabeleireiro Dirceu Paigel e com cliques de Mônica Zorzanelli fica em cartaz no primeiro piso do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, até o dia 28 de outubro. A entrada é franca.

Além das mulheres que enfrentaram a doença, as fotografias também têm a participação de madrinhas apoiadoras da causa. A intenção do ensaio fotográfico é empoderar o feminino e mostrar a beleza única de cada mulher, independente da sua fase de vida.

“Com esse ensaio, mostramos que cada mulher é única e tem sua beleza. As perucas são um ótimo recurso para preservar a autoestima das pacientes e ajudá-las a seguir com a rotina diária. Mas também podem ser um ótimo acessório para quem quer se reinventar no dia a dia ou, simplesmente, brincar de se fantasiar”, destaca Dirceu Paigel, que há mais de 10 anos realiza um trabalho social no Hospital Evangélico de Vila Velha e na Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Ele produz e entrega perucas para mulheres que estão em tratamento contra o câncer e que não possuem condições de comprar uma.

O lançamento da mostra aconteceu nesta terça-feira (18) e contou com a participação das modelos. "Elas ficam ansiosas para saber como as fotos ficaram. O Chá Rosa também é um momento de descontração, elas dançam, se divertem", conta Dirceu.

AS MODELOS

  • Alair Flor de Maio de Souza - 66 anos, aposentada. Descobriu um câncer de mama em fevereiro deste ano. Fez cirurgia em junho e no momento está fazendo quimioterapia e, após, fará radioterapia. “Recebi a notícia com tristeza, mas aceitei porque só Deus poderia me confortar naquele momento. Confio que já estou curada”.
Alair Flor de Maio de Souza tem 66 anos e é aposentada. Descobriu um câncer de mama em fevereiro deste ano
Alair Flor de Maio de Souza tem 66 anos e é aposentada. Descobriu um câncer de mama em fevereiro deste ano Crédito: Monica Zorzanelli

  • Ana Amelia Fernandes - 49 anos, designer de interiores. Descobriu um câncer de ovário em junho deste ano. Passou por cirurgia de histerectomia total em julho e está fazendo quimioterapia. Devido aos resultados de um exame genético (BRCA1) positivo, devo, em breve, retirar as glândulas mamárias, pois tem quase 90% de chance de desenvolver também câncer de mama. “Por causa da vida corrida não percebi e fiquei 2 anos sem fazer exames preventivos e perdi mãe e irmão para o câncer. Nenhum de nós tinha queixa de dor ou desconforto. Por isso, faço o alerta de que a prevenção, com exames e consultas de rotina, é muito importante!”
Ana Amelia Fernandes tem 49 anos e é designer de interiores. Descobriu um câncer de ovário em junho deste ano
Ana Amelia Fernandes tem 49 anos e é designer de interiores. Descobriu um câncer de ovário em junho deste ano Crédito: Monica Zorzanelli

  • Erlita Barcellos - 61 anos, cabeleireira. É uma vitoriosa. Curada do câncer de mama, descoberto em janeiro de 2009. Era um carcinoma agressivo de nível lll e, logo depois da biópsia foi realiza a cirurgia em julho de 2009. Fez sessões de quimio e radioterapia, perdeu os cabelos e hoje faz controle da doença. “Receber a notícia não é fácil. Tem que ter muita força, muita fé e esperança para encarar todos os desafios que vêm pela frente, foram tempos difíceis. Mas graças a Deus estou aqui firme e forte. Estou bem até a presente data”.
Erlita Barcellos tem 61 anos e é cabeleireira. Curada do câncer de mama, descoberto em janeiro de 2009
Erlita Barcellos tem 61 anos e é cabeleireira. Curada do câncer de mama, descoberto em janeiro de 2009 Crédito: Monica Zorzanelli

  • Nanci Vianna - 65 anos, aposentada. Curada de um carcinoma invasivo positivo na mama, porém em acompanhamento de mais dois nódulos. Confirmou a doença em março de 2020. “Recebi a notícia com naturalidade, porque o nódulo era bem pequeno e eu não tive saída. Tive que operar em plena pandemia. Coloquei tudo nas mãos de Deus e acreditei na Medicina. O tratamento do câncer me levou a AFECC, com uma equipe de apoio que está me transformando numa nova mulher, dando uma nova direção à minha vida, mesmo fazendo acompanhamento de mais dois nódulos”, conta.
Nanci Vianna tem 65 anos e é aposentada. Curada de um carcinoma invasivo positivo na mama, porém em acompanhamento de mais dois nódulos
Nanci Vianna tem 65 anos e é aposentada. Curada de um carcinoma invasivo positivo na mama, porém em acompanhamento de mais dois nódulos Crédito: Monica Zorzanelli

  • Laiza Paganini - 35 anos, empresária. É uma vitoriosa. Descobriu o câncer de mama através do autoexame, quando sentiu um caroço na mama direita, por acaso, durante o banho, em 2015. Foi ao médico, fez exames que a principio não detectaram nada, mas após 6 meses de acompanhamento veio o diagnóstico de câncer de mama HeR-2 negativo, com mutação genética BRCA2. “Foi muito difícil receber esse diagnóstico. Eu achava que o exame não era meu, que o laboratório tinha errado. Fiz cirurgia, mastectomia total e bilateral. Tirei todas as glândulas mamárias por conta da mutação genética. Hoje estou muito bem, feliz, em paz, grata a Deus pela oportunidade de cura, de estar saudável e de poder contribuir com esse projeto”.
Laiza Paganini tem 35 anos e é empresária. Descobriu o câncer de mama através do autoexame, quando sentiu um caroço na mama direita, por acaso, durante o banho, em 2015.
Laiza Paganini tem 35 anos e é empresária. Descobriu o câncer de mama através do autoexame, quando sentiu um caroço na mama direita, por acaso, durante o banho, em 2015. Crédito: Monica Zorzanelli

SERVIÇO

  • Mostra Você é Única 
  • Quando: até 28 de outubro.
  • Onde: primeiro piso do Shopping Vitória. Endereço: Avenida Américo Buaiz, 200 - A15 - Enseada do Suá, Vitória.
  • Gratuito.
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais