Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Aos 91 anos

Morre Sarah Maldoror, pioneira do cinema negro, de coronavírus

Cineasta francesa, que era um dos principais nomes do cinema negro pós-colonial, morreu nesta segunda (13) aos 91 anos vítima da Covid-19

Publicado em 14 de Abril de 2020 às 08:12

Redação de A Gazeta

Publicado em 

14 abr 2020 às 08:12
A cineasta Sarah Maldoror
A cineasta Sarah Maldoror Crédito: Reprodução/Instagram @guillaumelasserre
A cineasta francesa Sarah Maldoror, um dos principais nomes do cinema negro pós-colonial, morreu nesta segunda-feira (13), aos 91 anos, em decorrência de Covid-19.
Segundo informações do jornal português Público, ela tinha problemas cardíacos e estava internada desde 29 de março em Paris.
Seus filmes "Monangambé" (1968) e "Sambizanga" (1972), baseados em obras do escritor e ativista José Luandino Vieira, tornaram-se importantes registros da luta independentista de Angola contra a metrópole portuguesa. No total, ela foi autora de mais de 40 filmes, entre curtas e longas.
"Depois da luta anticolonial, filmar uma senzala não é mais filmar a senzala em si, mas captar a música das cadeias, criar uma sinfonia de correntes para representar a dor. É algo mais sublime e poético", disse em entrevista de 2015.
Ficou conhecida como figura de proa do cinema africano, de onde era sua ascendência, tendo se filiado a importantes artistas do continente como o diretor senegalês Sembène Ousmane e do poeta e político angolano Mário Pinto de Andrade, com quem foi casada.
Também atuou como assistente de direção em "A Batalha de Argel" (1966), do italiano Gillo Pontecorvo. Em 2012, recebeu a Ordem Nacional do Mérito francesa por seu trabalho.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Brow lamination: como o efeito de sobrancelhas alinhadas ganhou uma versão mais prática na maquiagem 
O repórter Caíque Verli, da TV Gazeta, foi encontrado morto no próprio apartamento, em Vitória
Amigos e colegas de trabalho lamentam morte do repórter Caíque Verli, da TV Gazeta
O repórter Caíque Verli, da TV Gazeta, foi encontrado morto no próprio apartamento, em Vitória
Repórter da TV Gazeta encontrado morto investigava causa de crises convulsivas

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados