> >
Morre Sarah Maldoror, pioneira do cinema negro, de coronavírus

Morre Sarah Maldoror, pioneira do cinema negro, de coronavírus

Cineasta francesa, que era um dos principais nomes do cinema negro pós-colonial, morreu nesta segunda (13) aos 91 anos vítima da Covid-19

Publicado em 14 de abril de 2020 às 08:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A cineasta Sarah Maldoror
A cineasta Sarah Maldoror. (Reprodução/Instagram @guillaumelasserre)

A cineasta francesa Sarah Maldoror, um dos principais nomes do cinema negro pós-colonial, morreu nesta segunda-feira (13), aos 91 anos, em decorrência de Covid-19.

Segundo informações do jornal português Público, ela tinha problemas cardíacos e estava internada desde 29 de março em Paris.

Seus filmes "Monangambé" (1968) e "Sambizanga" (1972), baseados em obras do escritor e ativista José Luandino Vieira, tornaram-se importantes registros da luta independentista de Angola contra a metrópole portuguesa. No total, ela foi autora de mais de 40 filmes, entre curtas e longas.

"Depois da luta anticolonial, filmar uma senzala não é mais filmar a senzala em si, mas captar a música das cadeias, criar uma sinfonia de correntes para representar a dor. É algo mais sublime e poético", disse em entrevista de 2015.

Ficou conhecida como figura de proa do cinema africano, de onde era sua ascendência, tendo se filiado a importantes artistas do continente como o diretor senegalês Sembène Ousmane e do poeta e político angolano Mário Pinto de Andrade, com quem foi casada.

Este vídeo pode te interessar

Também atuou como assistente de direção em "A Batalha de Argel" (1966), do italiano Gillo Pontecorvo. Em 2012, recebeu a Ordem Nacional do Mérito francesa por seu trabalho.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais