> >
Carnaval de Vitória corre o risco de deixar a Avenida Jerônimo Monteiro

Carnaval de Vitória corre o risco de deixar a Avenida Jerônimo Monteiro

Um novo local para a folia do Centro da capital deve ser divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura até o final de janeiro

Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 16:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 03/03/2019 - ES - Vitória - Foliões participando do Puta Bloco, que desfilou na Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória, no Carnaval de Rua - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ. (Vitor Jubini)

Famosa por abrigar os tradicionais concursos de blocos, a Avenida Jerônimo Monteiro corre o risco de não receber mais o carnaval de rua da capital capixaba já em 2020. Um dos motivos são as reclamações dos moradores sobre o tumulto e a violência que, às vezes, podem ocorrer nas épocas dos festejos.

"Nossa administração está totalmente voltada para os interesses e o bem-estar da comunidade de Vitória. Portanto, estamos avaliando a possibilidade de retirar os festejos da Avenida Jerônimo Monteiro", afirma o secretário municipal de cultura Francisco Grijó, em conversa com o Divirta-se para adiantar os planos da pasta em 2020.

Lembrando que os famosos blocos Regional da Nair, que desfila na Avenida Beira-Mar desde 2011 atraindo mais de 10 mil foliões, e Amigos da Onça, que se apresenta próximo à Gruta da Onça, na Rua Barão de Monjardim, também serão incluídos nesse processo de remodelação. A Prefeitura diz que vai conversar com os blocos sobre esta mudança.

Os fãs da folia de Momo, porém, podem se acalmar. Os festejos, que acontecem de 21 a 25 de fevereiro, estão confirmados. "O que está sendo discutido é um novo formato para o carnaval de rua. A ideia inicial é continuar no Centro", aponta. 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, também confirmou a folia em seu Twitter. "Para ficar claro: apoio o Desfile de Escolas de Samba e Carnaval de Vitória, INTENSAMENTE, mesmo sob críticas de quem não entende a importância do investimento na economia, turismo e cultura... o nosso Carnaval no Centro é um sucesso, está mantido e evolui cada vez +!"

A proposta, de acordo com a Secretaria de Cultura de Vitória, será discutida também com associações de moradores no intuito de encontrar um local adequado para os festejos. "O martelo deve ser batido até o final de janeiro. O concurso de blocos certamente está garantido", alerta o secretário, afirmando que as mudanças estão sendo debatidas de forma multidisciplinar. "Um novo espaço será discutido com a Guarda Municipal de Vitória e a Secretaria do Meio Ambiente. A Polícia Militar deve ser incluída nesse debate", conclui. 

Este vídeo pode te interessar

Lembrando que os desfiles dos blocos de rua no Centro de Vitória, especialmente na Avenida Jerônimo Monteiro, começaram ainda com a formação das batucadas, uma espécie de embrião da folia, nas décadas de 1930 e 1940.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais