> >
PIB do Brasil cresce 1% no primeiro trimestre de 2022

PIB do Brasil cresce 1% no primeiro trimestre de 2022

Resultado ficou um pouco abaixo das expectativas do mercado financeiro. No período, os serviços tiveram alta de 1%, enquanto a indústria cresceu apenas 0,1% e a agropecuária recuou 0,9%

Publicado em 2 de junho de 2022 às 09:47

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022, frente aos três meses imediatamente anteriores, apontam dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado, porém, ficou abaixo da expectativa dos especialistas. De acordo com a agência Reuters, era esperado um avanço de 1,2% sobre os meses anteriores.

Movimentação do comércio: ruas ficaram cheias na Glória no dia da Black Friday 2020
Movimentação do comércio na Grande Vitória. (Carlos Alberto Silva)

O IBGE também revisou o resultado do quarto trimestre de 2021, que passou de 0,5% para 0,7%.

De acordo com o instituto, o crescimento foi puxado pela alta no setor de serviços, que representa 70% do PIB do país. "Muitas dessas atividades são presenciais e tiveram demanda reprimida durante a pandemia", disse a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, em nota.

A agropecuária recuou 0,9% no mesmo período, porém, impactada principalmente pela estiagem na região sul. O clima diminuiu a estimativa na produção de soja deste ano. Já a indústria se manteve em estabilidade, com leve alta de 0,1%.

O governo estima que o PIB brasileiro deva crescer 1,5% neste ano, segundo o último boletim da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

O PIB representa o desempenho da economia de um país durante determinado período. Medido pelo IBGE, ele é divulgado a cada três meses.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais