> >
Governo pagará 15 primeiros dias de atestado a trabalhador com coronavírus

Governo pagará 15 primeiros dias de atestado a trabalhador com coronavírus

Além da medida, o INSS vai liberar auxílio-doença de segurado sem fazer perícia

Publicado em 19 de março de 2020 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Agência do INSS, em Vitória, no Espírito Santo. (Vitor Jubini)

O secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, informou que o governo também vai propor ao Congresso Nacional, via projeto de lei, pagar os primeiros 15 dias de afastamento quando o trabalhador estiver com o coronavírus. 

Atualmente, os 15 primeiros dias de licença médica do trabalhador são pagos pela empresa. O restante é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, o governo também informou que o atendimento virtual será reforçado, e que as agências manterão plantão reduzido apenas para orientação e esclarecimento quanto à forma de acesso aos canais de atendimento remoto.

LIBERAÇÃO DE PERÍCIA PARA SEGURADO

O INSS também deve liberar o auxílio-doença para os segurados sem que seja feita perícia médica nos postos do instituto. A medida valerá para qualquer doença, incluindo coronavírus.

Com o atendimento remoto, a análise será feita apenas com o atestado médico do trabalhador doente. Os atestados deverão ser enviados por meio do aplicativo Meu INSS.

Segundo Bianco, a intenção com a perícia não presencial é evitar que os segurados doentes fiquem ainda mais expostos, Além disso, os médicos peritos também ficarão protegidos, sem possibilidade que o coronavírus se espalhe ainda mais. "Não queremos que essa pessoa [segurado] tenha que ir a uma agência. Não queremos expor a saúde dos profissionais", disse.

Com agências.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais