Publicado em 28 de maio de 2023 às 15:52
O WhatsApp é uma das ferramentas de mensagens instantâneas mais utilizadas no Brasil. De acordo com um relatório da We Are Social e Meltwater, são cerca de 169 milhões de usuários brasileiros. Responsável por manter as relações sociais, o aplicativo tem sido amplamente empregado no ambiente profissional para facilitar a comunicação entre colaboradores e clientes. No entanto, saber se posicionar profissionalmente no WhatsApp é tão importante quanto a etiqueta em reuniões e eventos presenciais. >
“A etiqueta profissional é um conjunto de comportamentos e normas de conduta que são considerados apropriados e esperados no ambiente profissional. Isso inclui as maneiras de se comunicar verbalmente e por meio da escrita, se vestir, se comportar em reuniões e eventos empresariais e como tratar os colegas, clientes, líderes e liderados”,explica Fernanda de Morais, fonoaudióloga, mentora e especialista em comunicação e oratória. >
A seguir, a especialista apresenta dicas de etiqueta profissional para o WhatsApp. Veja! >
Cuidado com emojis com pessoas com as quais você não tem intimidade. O diálogo é profissional, por isso, caso seu cliente envie um emoji, você também pode usá-lo com parcimônia e bom senso. Evite emojis de beijos e corações, que podem dar uma conotação exagerada. >
>
Não escreva em letras maiúsculas, pois isso equivale a “gritar”. >
O WhatsApp é um meio de encurtar a informação. Logo, seja objetivo e, caso o conteúdo seja extenso, telefone. >
Nem todos podem escutar os áudios de WhatsApp por estarem sem fone de ouvido, em ambientes abertos ou sem privacidade. Nesse contexto, pergunte antes se pode enviar um áudio. >
Evite áudios longos, acima de 1 minuto. Isso cansa demais o ouvinte. >
Evite também mensagens fora do horário comercial. Respeite o horário de trabalho dos outros. >
Outro erro bastante comum é não ter o seu nome no perfil. Como o cliente vai identificar de onde veio a mensagem? É um cuidado importante. >
Lembre-se de ser educado. Cumprimente e agradeça. >
A grande diferença é a maneira como nos apresentamos nessas diferentes mídias. No WhatsApp comum, podemos incluir nossa foto pessoal sem muitas preocupações, já que somente pessoas íntimas terão aquele contato. Já no WhatsApp business, a foto, por exemplo, deve ser cuidadosa, mais profissional e que transmita um ar de seriedade , claro que de acordo com a sua atuação. >
Recomenda-se evitar fotos de biquíni, sem camisa, bebendo, dando preferência a uma foto mais limpa e sem esses ruídos. O WhatsApp Business traz diversas vantagens como: respostas automáticas, informações como o endereço comercial, site, redes sociais, horários de funcionamento, a facilidade de segmentar os contatos e fazer campanhas personalizadas. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta