Formado em Administração, com MBA em Finanças pelo IBMEC e pós-MBA em Inteligência de Mercado pela FGV.

A importância do Boletim Focus para começar a semana do investidor

O Focus é um compilado das expectativas das instituições financeiras para os indicadores mais importantes da economia. É divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira.

Vitória
Publicado em 09/05/2022 às 08h54

Toda manhã de segunda-feira, os investidores esperam a publicação do Relatório/Boletim Focus com as expectativas de mercado. Divulgado pontualmente pelo Banco Central (BC) às 8h30, o Focus é um compilado das expectativas das instituições financeiras para os indicadores mais importantes da economia.

São quatro projeções:

  1. Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB);
  2. A inflação medida pelo IPCA;
  3. A taxa de juros Selic;
  4. A taxa de câmbio.

Para todas as projeções, o Focus traz dados tanto para o ano corrente quanto para três anos à frente.

Banco Central do Brasil
Banco Central do Brasil. Crédito: Carlos Alberto

O Focus tem uma função muito importante na economia. Serve para pautar as conversas do início da semana e para confirmar ou corrigir muitas das estratégias imaginadas pelos profissionais do mercado para os ativos financeiros.

Para fazer bem seu trabalho, o BC precisa ir além dos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), além das associações de classe da indústria, do comércio e dos serviços.

Para isso, o Banco Central possui sistemas proprietários para medir a temperatura da atividade econômica e, assim, poder calibrar melhor a política monetária. Todos esses sistemas dependem do levantamento de informações e do trabalho de técnicos para analisá-las.

O Focus baliza as expectativas do mercado. Com ele, os agentes de mercado calculam suas estimativas individuais com um grau maior de certeza. Nesses casos, os prognósticos tendem a influenciar a realidade. Ao esperar uma inflação mais alta, os agentes econômicos reajustam seus preços além do que seria necessário, e a projeção se transforma em uma profecia autorrealizável. Mais um elemento de risco em um cenário já coalhado de incertezas no mercado internacional.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.