Formada em Ciências Contábeis pela Ufes, com MBA em Controladoria e Finanças e certificações em metodologias ágeis e métricas de produtos. Atua há mais de 18 anos no setor bancário, com experiência em gestão de produtos e projetos, e atualmente lidera a área de Canais Digitais e Contact Center do Banestes

Quer pagar menos Imposto de Renda? A previdência privada é sua aliada

Previdência privada pode te ajudar a não depender da aposentadoria pública no futuro e, ainda, diminuir a mordida do leão no seu Imposto de Renda

Vitória
Publicado em 13/12/2022 às 09h48
previdência privada; investimentos; aposentadoria
Veja o que é preciso para reduzir o imposto de renda com a previdência privada. Crédito: Visual Generation / Getty Images/iStockphoto

Planejar a aposentadoria para ter renda suficiente na velhice sem depender da Previdência Social é fundamental para evitar um rombo financeiro quando essa merecida hora chegar. E o melhor é saber que, com um plano de previdência complementar, você pode alcançar esse objetivo e, ainda, reduzir seu imposto a pagar ou aumentar seu valor a restituir na declaração anual de Imposto de Renda (IR).

O sistema de Previdência Social tem sofrido recorrentes alterações de regras, como idade mínima e tempo de contribuição exigidos para se aposentar, o que torna cada vez mais distante o acesso ao benefício. Por isso, é importante apostar em estratégias mais seguras e rentáveis para a aposentadoria.

Conseguir poupar dinheiro e incluir um valor mensal destinado para a aposentadoria no planejamento financeiro são os primeiros passos para ter uma renda complementar, quando o futuro chegar. Especialistas recomendam destinar pelo menos 10% da sua renda para investir com objetivo na aposentadoria. Porém, saiba que o mais importante é tomar a decisão de começar, com o valor que for possível.

E, para ficar ainda melhor, existem opções de previdência privada que possibilitam o abatimento do valor contribuído no seu Imposto de Renda. Ou seja, você poupa agora, investe no seu futuro e ainda reduz seu imposto a pagar – ou aumenta seu valor de restituição.

Entenda mais sobre as opções de previdência privada:

  1. 01

    PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)

    É um tipo de previdência privada que oferece benefícios fiscais para aqueles que realizam aportes mensais, com a possibilidade de abater o montante aportado da base de cálculo do Imposto de Renda, no limite de até 12% da renda bruta tributável. Isso significa que você irá pagar menos IR agora, colocar o dinheiro para render e só acertar as contas com o leão lá na frente

  2. 02

    VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)

    É outra opção de previdência privada, indicada para quem declara o IR pelo modelo simplificado, ou seja, não consegue aproveitar dos benefícios fiscais oferecidos pelo PGBL, já que essa modalidade não prevê a possibilidade de abatimento de despesas. O diferencial do VGBL é que o IR só incide sobre o valor dos rendimentos e no momento do resgate do investimento

O que é preciso para usufruir desse benefício tributário?

  •  Ser contribuinte ou aposentado pelo INSS;
  • Realizar contribuições para planos da modalidade PGBL;
  • Realizar a declaração de Imposto de Renda na forma completa;
  • Respeitar o limite máximo de contribuição de 12% de sua Renda Bruta Tributável para abatimento da base de cálculo de IR.

Você pode procurar o seu gerente ou um especialista em previdência para te ajudar a escolher o melhor plano para o seu perfil e obter informações detalhadas sobre os aspectos tributários, os tipos de planos e taxas.

Investir em uma previdência privada antes do final deste ano pode te ajudar a pagar menos IR em 2023, além de contribuir para sua saúde financeira na velhice. O seu futuro começa hoje.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.