Certame da Polícia Federal está entre os que foram suspensos Crédito: Divulgação/Planalto
Na última semana o Ministério da Saúde publicou uma portaria estabelecendo medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no território brasileiro. O anúncio foi logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudar a situação da propagação da doença para pandemia. Entre as medidas que passaram as ser adotadas no Brasil está a de evitar aglomerações. Com isso, Estados e municípios começaram a repensar a realização de concursos e processos seletivos.>
Em todo o país, certames foram adiados no último mês. Um deles é o para 208 mil vagas temporárias do IBGE, para a realização do Censo Demográfico 2020. Na última terça-feira (17) o instituto de pesquisa divulgou que o certame seria suspenso e que o Censo seria realizado em 2021.>
Outro é o de 300 vagas para atuar na Polícia Civil do Distrito Federal que seria realizado no último domingo (15). A Cebraspe, responsável pela execução do certame, publicou uma nota com a informação e marcou nova data. Outra prova, que é para o cargo de procurador-geral e seria aplicada pela mesma empresa, no próximo domingo (22), também foi adiada. >
Essa tendencia de cancelamento de provas pode ser seguida por todo o país. Conforme a doença avançar o número de certames que terão datas modificadas também deve aumentar. >
>
MEDIDAS CONTRA O CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS
Para realizar um concurso em meio a chegada do coronavírus no país, no último domingo (15), segundo informações do G1, candidatos que realizaram as provas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Divinópolis, Minas Gerais. >
A medida seguiu um protocolo de segurança para evitar contágio do coronavírus. Eles tiveram que utilizar máscara de proteção e álcool em gel para diminuir o risco de contaminação pelo Covid-19 enquanto faziam a prova. >
SUSPENSÃO DE NOVOS CONCURSOS NO ESPÍRITO SANTO
No Espírito Santo, a partir desta segunda-feira (16), a criação de novos concursos está suspensa por tempo indeterminado no Espírito Santo. A medida, confirmada pela assessoria de imprensa do governador Renato Casagrande, é mais uma dentro do pacote de ações anunciado pelo governo diante do decreto de emergência em Saúde Pública que começa.>
Por conta da pandemia de coronavírus, não será lançado neste momento nenhum novo concurso. Isso, no entanto, não vale para concursos em andamento. >
Prefeitura de Serra - suspendeu o concurso público para 1.147 vagas no município. As novas datas não foram divulgadas.
>
No Brasil
Polícia Civil do DF - o concurso para cargo de escrivão da corporação, que seria realizado neste domingo (15), foi adiado. A Cebraspe, responsável pela execução do certame, publicou uma nota com a informação e não informou a nova data.
Procuradoria Geral do Distrito Federal - prova seria aplicada no próximo domingo (22) pela Cebraspe, mas foi adiada.
UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - as provas para o cargo de técnico-administrativo foram adiadas. Ainda não há informações sobre a nova data de aplicação da etapa objetiva. As inscrições no concurso continuam abertas até o dia 31 de março.
Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - cancelou a aplicação da primeira prova escrita do certame que ocorreria no dia 22 de março. Os candidatos as para o cargo de juiz substituto já realizaram as provas objetivas do concurso. A próxima etapa será a de provas escritas e uma nova data será estabelecida.
Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo/RJ (Funasg) - O Instituto Consulplan divulgou uma nota informando que as provas foram adiadas devido ao coronavírus. Ainda não há uma nova data.
Prefeitura de São José do Rio Pardo (SP)- após o Decreto Federal nº 6.186, publicado na sexta-feira (13), a prefeitura suspendeu a realização das provas.
Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré (PI) - a banca organizadora do concurso da Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré, AV Moreira, publicou nota informando que as provas foram adiadas. A nova data de realização das provas ainda não foi divulgada.
Hospital Ipiranga, Unidade de Gestão Assistencial II - a Fundação Vunesp, responsável pela organização do concurso, e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciaram a suspensão da aplicação das provas de oficial de saúde e de técnico de enfermagem, que aconteceria neste domingo.
Prefeitura de Corumbaíba (GO) - as provas objetivas do processo seletivo foram adiadas em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus. Um novo cronograma ainda será divulgado.
Prefeitura de Canoas (RS) - segundo o comunicado, a suspensão do certame foi uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Uma nova data será divulgada em breve.
IBGE - na terça-feira (17) o instituto de pesquisa divulgou que o certame com 208 mil vagas para atuar no Censo Demográfico seria suspenso e que o Censo será realizado em 2021.
Prefeitura de Quissamã (RJ) - as provas estavam previstas para o dia 15 de março, que foram suspensas.
Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) - estava com provas previstas para o dia 22 de março, que foram suspensas.
Prefeitura de Niterói (RJ) - adiaram a prova do concurso municipal que aconteceria no dia 29 de março.
Prefeitura de Levy Gasparian (RJ) - as provas estavam previstas para o dia 22 de março, mas foram suspensas.
Prefeitura de São José do Rio Pardo (SP) - a prefeitura cancelou todos os eventos públicos no município. As provas marcadas para o dia 15 de março foram suspensas. Novas datas serão divulgadas em breve.
Câmara de Suzano (SP) - A Fundação Vunesp, banca organizadora do certame, informou a suspensão das provas da seleção, marcadas para o dia 15 de março.
Universidade Estadual de Campinas (SP) - inicialmente programada para o dia 15 de março de 2020, foi suspensa.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - suspendeu as provas do concurso público para Oficial de Saúde e Técnico de Enfermagem.
Prefeitura de Cruzeiro (SP) - adiou as provas do concurso público do município. As provas objetivas seriam realizadas no dia 22 de março.
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (RN) - a seleção tem mais de 47 mil inscritos e ainda não tem nova data.
Tribunal de Justiça de Alagoas - a Fundação Vunesp cancelou as provas do concurso marcado para o dia 22 de março. Ainda não há informação sobre o novo cronograma da seleção, que oferece 212 vagas para diversos cargos.
Prefeitura de Teresina (PI) - adiou as provas das seleções para Procurador e Fiscal de Serviços Públicos. Essas seriam as primeiras provas da primeira fase do certame aconteceria no dia 5 de abril.
Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré (PI) - no dia 10 de março, a banca organizadora do concurso publicou um comunicado em que suspende temporariamente o certame. Um novo cronograma será divulgado.
Ministério Público do Rio Grande do Sul - as provas estavam previstas para o último domingo, 15 de março, mas foram suspensas.
>
Este vídeo pode te interessar
Viu algum erro?
Fale com a redação
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.