A jornalista Renata Rasseli cobre os eventos sociais, culturais e empresariais mais importantes do Estado. Sua marca é aliar notícias a tendências de moda, luxo, turismo e estilo de vida

Estudante capixaba vence competição nacional de Ciência

O estudante capixaba de apenas 12 anos Manoel Ferreira de Vasconcellos Del Piero Rodrigues, do 7° ano do Centro Educacional Leonardo da Vinci, conquistou o primeiro lugar da competição nacional Gênios da Ciência

Publicado em 09/11/2020 às 04h01
 Manoel Ferreira de Vasconcellos Del Piero Rodrigues
Manoel Ferreira de Vasconcellos Del Piero Rodrigues. Crédito: Divulgação

Após competir com 600 participantes de oito escolas do Brasil, o estudante capixaba de apenas 12 anos Manoel Ferreira de Vasconcellos Del Piero Rodrigues, do 7º ano do Centro Educacional Leonardo da Vinci, conquistou o primeiro lugar da competição nacional Gênios da Ciência, promovida pela Fundação Siemens e pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha de São Paulo. Ele será premiado com um tablet. O jogo educacional on-line convida estudantes de 10 a 14 anos a solucionarem desafios de uma cidade envolvendo as áreas de saúde, energia e meio ambiente. O objetivo é desmistificar e despertar o interesse pela Ciência por meio da investigação, criatividade e aplicação do pensamento científico. Para Manoel, que sempre estudou no Leonardo da Vinci, a experiência foi muito boa e aumentou a vontade dele de estudar. “São vários experimentos e temos que usar muito a cabeça, porque não são fáceis. Eu fiquei feliz com o primeiro lugar, porque vi que meu esforço e perseverança deram certo”, comenta.

NOITE ÁRABE

Matheus, Carlos e Tadeu Marianelli
Matheus, Carlos e Tadeu Marianelli. Crédito: Camilla Baptistin

Uma noite com temática árabe realizada na Compose, na última quinta-feira (05), foi um momento todo especial de ambientação para os arquitetos e decoradores capixabas vencedores do programa Mais Estilo Mais Vantagem, que ano que vem viajarão para a Expo Dubai a convite dos Marianelli, uma das exposições mais importantes do mundo. Carlos Marianelli prestigiou os profissionais que já estão com as passagens garantidas: Sérgio Palmeira, Monica Demoner, Thais Fiorete e Thaise Arpini, Letícia Finamore, Márcia Paoliello e Cíntia Chieppe. A sensação da noite foi um painel com uma paisagem tipicamente árabe, montado como parte da decoração assinada pela Maison Rosee, para os participantes ensaiarem as fotos que irão tirar na cidade.

Itala Monti, Zilda Helal, Max Mello, Solana Marianelli, Cida Lamari
Itala Monti, Zilda Helal, Max Mello, Solana Marianelli, Cida Lamari. Crédito: Camilla Baptistin

COMBATE À PANDEMIA

Justino Brunelli continua mobilizando equipes e parceiros da Ambiental Serra para contribuir com ações de enfrentamento ao coronavírus. De abril a setembro, a concessionária responsável pelo esgotamento sanitário no município doou 10 mil luvas para o Hospital Jayme dos Santos Neves e nove mil unidades de detergentes para comunidades da Serra. A empresa também realizou um trabalho intenso de desinfecção de áreas públicas e de maior movimento como praças, entorno de unidades de saúde e hospitais. No total, foram 356 ações de desinfecção em 122 bairros.

COQUETEL DE DECORAÇÃO

Iramaya Bergami, Simone Correa  e João Bergami
Iramaya Bergami, Simone Correa e João Bergami. Crédito: Monica Zorzanelli

SAÚDE DO HOMEM

Hábitos alimentares com excesso de gordura e industrializados e estilo de vida sem exercícios físicos e com tabagismo, por exemplo, são fatores que contribuem para o câncer de próstata, segundo o urologista do Vitória Apart Hospital, Gabriel Moulin Gouvêa. No Novembro Azul, mês dedicado à prevenção ao câncer de próstata, o médico aproveita para reforçar a importância dos exames regulares. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

ENCONTRO DÉCOR

Tania Cabral e Célia Colodette
Tania Cabral e Célia Colodette. Crédito: Monica Zorzanelli

SHOPPING SOLIDÁRIO

Manuela Dias e toda equipe do Shopping Vila Velha estão se mobilizando para contribuir com mais uma causa social. Desta vez, o apoio é à campanha Juntos pela Mama, uma iniciativa que busca melhorar a realidade do tratamento do câncer de mama de pacientes atendidas da rede pública no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Além da divulgação nas redes sociais, a equipe de marketing do Shopping Vila Velha espalhou peças publicitárias da campanha, em mega banners e totens do interior do mall, apresentando a iniciativa e convidado os clientes a abraçarem esta causa.

QUERIDOS DE RR

Gregório e Olímpia Repsold
Gregório e Olímpia Repsold. Crédito: Monica Zorzanelli

25 ANOS DE JORNALISMO DA FAESA

O mês de novembro marca o aniversário de 25 anos do curso de Jornalismo da Faesa, que se mistura com a história da imprensa capixaba. Foram mais de 1.600 jornalistas formados pelo curso, muitos deles profissionais que ganharam grande destaque exercendo a profissão. Em comemoração, um evento online reunirá vários profissionais de renome no Estado para uma discussão sobre o tema “O Jornalismo no cotidiano: da pauta às conexões humanas”. Sandra Freitas, Mário Bonella, Antônio Carlos Leite, Bruna Maria, Pedro Permuy e Thiago Bruniera serão os jornalistas convidados para as discussões, que acontecem nesta segunda-feira (09), das 19h às 22h, com mediação da professora de jornalismo da Faesa, Mirella Bravo. O evento será transmitido pelo canal da Faesa no YouTube.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Casamento Ciência Festa de Aniversário

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.