Crítico de cinema e colunista de cultura de A Gazeta

"Como Vender Drogas Online (Rápido)" é uma das melhores séries da Netflix

"Como Vender Drogas Online (Rápido)" volta à Netflix em sua segunda temporada mantendo a narrativa ágil e a qualidade dos primeiros episódios

Publicado em 27/07/2020 às 23h02
Atualizado em 29/07/2020 às 08h06
Série
Série "Como Vender Drogas Online (Rápido)". Crédito: Bernd Spauke/Netflix

O argumento de pessoas aparentemente normais levadas a situações extremas costuma dar bastante certo, basta ver o catálogo da Netflix, por exemplo, para encontrar a já clássica “Breaking Bad”, a excelente “Ozark” e boas tramas como “Good Girls” - narrativas que nos colocam imaginando as escolhas que faríamos em determinadas situações. Seus protagonistas não são heróis poderosos, policiais super treinados ou grandes mafiosos, mas pessoas como eu e você, com acertos, trapalhadas e normalmente com dificuldade para lidar com o grande segredo e suas vidas particulares. “Como Vender Drogas Online (Rápido)”, série alemã lançada pela Netflix em 2019, segue o mesmo caminho.

Baseada em uma história real, a série conta a história de Moritz (Maximilian Mundt), um jovem da pequena e fictícia Rinseln, na Alemanha. Com uma ideia estúpida para agradar a ex-namorada, Lisa (Lena Klenke), ele acaba envolvido com um traficante de MDMA (novo nome para o antigo ecstasy) e tem a ideia de um negócio: por que não utilizar o conhecimento que ele e o amigo Lenny (Danilo Kamber) têm de tecnologia para criar uma startup de venda de drogas nas profundezas da internet?

A excelente primeira temporada mostra o surgimento e o funcionamento da MyDrugs às voltas com as consequências e possibilidades do negócio dentro de um universo pequeno. À medida que o negócio cresce, com novas parcerias e novos riscos, a situação de Moritz, Lenny e Dan (Damian Hardung) se complica, a fórmula mágica para tramas do gênero: a cada temporada o risco tem que ser maior.

“Como Vender Drogas Online (Rápido)”, agora em sua segunda temporada, é uma das coisas mais legais disponíveis na Netflix. A série é ágil, urgente e não desperdiça tempo do espectador. Isso se dá muito em função da duração dos episódios - na segunda temporada, que tem episódios um pouco mais longos, o maior deles tem 32 minutos. Assim, todo o desenvolvimento dos personagens acontece ao longo da jornada deles com a MyDrugs; praticamente não há, por exemplo, arcos separados, todos se misturam à trama principal e o resultado disso tudo é excelente.

A segunda temporada oferece novas dinâmicas, com uma presença mais marcante do pessoal de holandeses e albaneses. O roteiro também dá mais tempo ao relacionamento de Lenny e Kira (Lena Urzendowsky), mas sempre interligando a história dos dois à de Moritz, Dan e a MyDrugs.

Série
Série "Como Vender Drogas Online (Rápido)". Crédito: Bernd Spauke/Netflix

Um dos grandes méritos de “Como Vender Drogas Online (rápido)” é a maneira como sua estética funciona em acordo com o texto. Toda a já citada agilidade do roteiro ganha ainda mais força com os recursos gráficos utilizados pela narrativa - fica a ressalva, porém, da Netflix optar por manter os textos em tela em alemão, tornando difícil para os não fluentes acompanharem alguns momentos de excesso de informação. Na mexicana “Control Z”, por exemplo, toda a linguagem visual foi traduzida para o português.

A série alemã não se preocupa em tornar seu protagonista adorável ou em criar um anti-herói. Moritz é um adolescente irritante, que toma diversas escolhas erradas e sem nenhum tino social. A construção dos personagens funciona para que a gente, o público, entenda que são adolescentes sofrendo com a pressão social para que definam seu futuro. O fato de Moritz achar que tem que ser um babaca implacável para ser bem-sucedido no mundo das startups tem muito a ver com o estereótipo do sujeito que se dá bem nesse universo empreendedor - não é à toa que a figura de Mark Zuckerberg é citada várias vezes pelo texto e serve como um espelho até comportamental para Moritz.

Série
Série "Como Vender Drogas Online (Rápido)". Crédito: Bernd Spauke/Netflix

A segunda temporada abre novas possibilidades para a continuidade da história, com diversos caminhos se cruzando e boas tramas a serem exploradas. “Como Vender Drogas Online (Rápido)” tem potencial para mais umas duas levas de episódios antes de a fórmula se esgotar e o roteiro recorrer sempre a uma nova “ameaça” a cada temporada - como vemos no final do último episódio disponível, a série parece saber bem para onde caminhar.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.