ASSINE
O jornalista e relações públicas Leandro Neves traz as novidades do mercado publicitário, com cases e tendências que se destacam no cenário capixaba e nacional

Lançamento do 30° Recall de Marcas promove o reencontro do mercado publicitário no Espírito Santo

Após dois anos em formato on-line, o Recall traz o tema “Há 30 anos, a resposta do mercado”. Pesquisa realizou 2,4 mil entrevistas na Grande Vitória

Vitória
Publicado em 19/04/2022 às 17h06
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Crédito: Adessandro Reis

As marcas mais lembradas do Espírito Santo em 2022 foram anunciadas no 30° Recall de Marcas da Rede Gazeta. O evento contou com a presença de diversas agências e anunciantes e lotou o auditório da empresa, em Vitória. Na ocasião, o presidente da Futura Consultoria e Pesquisa, José Luiz Orrico, apresentou os resultados da pesquisa que envolve a percepção dos capixabas em 80 categorias.

A Coluna Pelo Mercado conversou com alguns donos de agências e especialistas do mercado publicitário, que falaram sobre a importância do Recall de Marcas para o trabalho das agências, sobre a retomada da economia no cenário pós-pandemia, além de terem compartilhado lembranças e histórias marcantes com clientes nesses 30 anos de existência da pesquisa e da premiação.

Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta

Lançamento do 30 º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30 º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30 º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30 º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30 º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30 º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Fabíola de Paula, jornalista e âncora do Bom Dia ES da TV Gazeta, apresentou o lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Fabíola de Paula, jornalista e âncora do Bom Dia ES da TV Gazeta, apresentou o lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta: (dir. para a esq.: José Luiz Orrico ( presidente da Futura Consultoria e Pesquisa), Marcello Moraes (CEO da Rede Gazeta) e Márcio Chagas (Diretor de Mercado da Rede Gazeta)
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta: (dir. para a esq.: José Luiz Orrico ( presidente da Futura Consultoria e Pesquisa), Marcello Moraes (CEO da Rede Gazeta) e Márcio Chagas (Diretor de Mercado da Rede Gazeta). Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta
Lançamento do 30º Recall de Marcas da Rede Gazeta. Adessandro Reis
José Luiz Orrico, presidente da Futura Consultoria e Pesquisa, apresentou os resultados do Recall de Marcas 2022 no auditório  da Rede.
José Luiz Orrico, presidente da Futura Consultoria e Pesquisa, apresentou os resultados do Recall de Marcas 2022 no auditório da Rede. . Carlos Alberto Silva
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório da Rede. . Carlos Alberto Silva
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.
Márcio Chagas, Diretor de Mercado da Rede Gazeta, durante o lançamento do Recall de Marcas 2002 no auditório  da Rede.

Samantha Valadão | Diretora de Atendimento da Criativa

"O Recall de Marcas tem uma importância fundamental para as agências e clientes, que muitas vezes não veem a importância das pesquisas dentro do trabalho da agência. Então é um braço forte para construção das marcas, para convencer as empresas que o investimento estratégico e correto tem como consequência a mudança da marca no mercado atual. Um case muito interessante que tenho é de um cliente que não queria participar de jeito nenhum da pesquisa, e aí conseguimos resgatar um resultado anterior, pouco satisfatório, e que no resultado posterior ele foi muito bem. Defendemos que com pouco investimento, a marca dele só iria cair. Mostramos o quanto era importante conhecer seus concorrentes, usufruir da pesquisa e do que ela nos revela para continuar crescendo. Hoje esse mesmo cliente tem total confiança e respeito pelo estudo e pelos dados que são revelados no Recall de Marcas". 

Fernando Lisboa | Diretor-executivo da Prósper

"Costumo dizer que as marcas que conseguem entrar na memória do público e fazer história, têm no Recall a referência se o trabalho está dando certo ou não. É uma pesquisa que há 30 anos vem fazendo o recorte desses resultados, dessa leitura e entendimento. É muita gente envolvida - agências, departamentos de marketing, diretorias, estratégias -, e a pergunta é: como a gente acha essa resposta do mercado? estamos conseguindo consolidar esse trabalho? estamos tendo êxito? E o Recall é o recorte que precisamos, é a pesquisa que traz exatamente as respostas. Um caso interessante foi de um cliente no mercado de varejo de eletroeletrônicos, especializado em informática, e logo no primeiro ano com um trabalho de colocá-lo como especialista no assunto, frente a outros segmentos que também vendiam tecnologia, a curva de crescimento dele apareceu em primeiro lugar. E um fato curioso é que alguns anos depois, mesmo com a empresa não existindo mais no mercado, ela continuava aparecendo como líder na pesquisa, como resultado de lembrança de marca. Então isso aponta um trabalho de consolidação e de posicionamento, que gerou um resultado muito satisfatório. "

Flavia Dutra | Mídia na Teia Comunicação

"É muito gratificante ver tanto investimento e trabalho que as empresas têm, seja no marketing, na publicidade, em todas as áreas envolvidas. Como é bom sentir essa retomada e ver o resultado desse empenho, do amor pelo que faz, de saber que as marcas estão na mente e nas lembranças das pessoas. Ter acesso a esse tipo de resultado da pesquisa, é a melhor notícia para as marcas, até para continuar investindo, acreditando e, claro, comemorar a lembrança do público, ou seja, saber que estão no caminho certo."  

Samuel Paganoto | Sócio da Cabana Publicidade

"Esse evento dá visibilidade para as marcas que fazem um trabalho coerente, competente e por consequência também da visibilidade para as agências que trabalham e apoiam essas marcas. E quem ganha é o mercado, que se fortalece. Então o Recall de Marcas premia, reconhece, valoriza e se torna fundamental. Passamos por um período conturbado durante a pandemia, onde todas as marcas tiveram que se reinventar e o caminho do digital foi uma solução para muitas delas, e agora nesse reencontro com o presencial, esperamos que aquele pessoal que fez um trabalho de excelência durante esse período seja reconhecido e premiado. Nas crises, as marcas que desaparecem, se fragilizam, então as marcas que se mantiveram na mídia, conectadas com o público, vão ter agora um resultado desse bom trabalho durante a pandemia." 

George Bomfim | Diretor da Exemplo de Propaganda

"O Recall não é importante, ele é fundamental. E tenho muito orgulho de dizer que estamos desde o primeiro ano. Tivemos várias marcas pontuadas - inclusive em determinado momento bem lá atrás, com outra agência, fomos a primeira a ganhar como agência publicitária no Recall. Criamos o D&D, quando éramos agência da Dadalto, e até hoje o D&D é mencionado. Então o Recall talvez tenha sido uma das coisas mais importantes e balizadoras para o mercado, porque às vezes você tem uma imagem do que é ser uma empresa, mas somente quando chega a hora do reconhecimento, é que você entende o tamanho da sua empresa e a diferença que ela faz na vida das pessoas. Eu tenho exemplos e histórias de empresas que mudaram significativamente por causa do Recall."

Claudio Batista | Mídia na C3 Comunicação

"Essa retomada do Recall de Marcas de forma presencial é muito positiva. O pensamento é esse, de foco no futuro. E o Recall é norte. É saber o que pode ser melhorado, para onde e como a marca tem caminhado e o que vamos direcionar. Esse tipo de dado nos fornece caminhos. Utilizo a pesquisa há muitos anos e já está no meu calendário. Tenho uma relação muito próxima com o Recall, de carinho, praticamente humana." 

Fernando Tedesco| Diretor-comercial da Finart Publicidade

"O Recall é um evento super interessante, com critérios de apuração muito detalhados, com uma pesquisa séria, onde identifiquei diversas oportunidades para as agências, a exemplo dos ovos, onde mais de 40% das pessoas não lembraram de marca alguma. Então tem segmentos ali com muitas chances de crescimento. O Recall traz informações estratégicas tanto para o empresário, quanto para as agências passarem para seus clientes."

Reportagem e texto: Thiago Jesus

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.