Seu jornal com uma dose de ironia

Vitória fica em 2° lugar como capital que mais consome álcool: "Falta empenho"

Líderes do movimento popular Segunda Também é Dia de Bar (STDB) lutam para que a cidade alcance o primeiro lugar

Vitória
Publicado em 28/04/2022 às 06h01
Pegando cerveja na geladeira
Vitória só ficou atrás de Belo Horizonte na pesquisa. Crédito: Shutterstock

Vitória é a segunda capital que mais consome bebida alcoólica no país, perdendo apenas para Belo Horizonte (MG). Uma porcentagem de 23,3% da população adulta da cidade fez uso do álcool no último ano.

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Vitória só ficou atrás de Belo Horizonte, onde 25,20% dos moradores ingeriram vinho, cerveja, cachaça, uísque ou qualquer outra bebida alcoólica. Em terceiro lugar no ranking, aparece Cuiabá, com 23,2%.

Esses dados revelaram que há falta de empenho entre os capixabas, que já demonstram um sentimento de vergonha ao perderem para seus vizinhos mineiros e afirmam o desejo de alterar a classificação: "Falta empenho. Vamos chamar o pessoal de Guarapari para ajudar", afirmou um dos líderes do movimento popular STDB (Segunda Também é Dia de Bar).

O estudo considera os moradores das capitais brasileiras que consumiram quatro ou mais doses de bebidas alcoólicas no caso das mulheres, e cinco ou mais doses no caso dos homens, em uma mesma ocasião. Para que a cidade chegue ao primeiro lugar, o movimento busca incentivar a famosa saideira gratuita junto aos restaurantes.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Ministério da Saúde Saúde Humor Bebida Alcoólica

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.