Lucy Mizael é personal organizer, expert em técnicas de limpeza e rotinas domésticas. Estuda e testa receitas que visam facilitar o dia-a-dia das pessoas nos afazeres domésticos

6 dicas para organizar melhor os seus remédios

É preciso estar atento à validade e agrupar os remédios de maneira funcional, para que o manuseio deles seja mais prático no dia a dia. Confira as dicas

Publicado em 11/11/2020 às 05h00
Atualizado em 11/11/2020 às 05h02
Remédio, cloroquina
Agrupar as cartelas e ter uma caixinha própria para guardá-los estão entre as dicas. Crédito: Pixabay

Como você mantem os remédios em casa? Eles devem ser mantidos em local adequado, longe do alcance das crianças e principalmente com a validade em dia.

Confira essas dicas de como organizar a sua farmacinha:

  1. 01

    Junte todos os medicamentos

    Em primeiro lugar, comece agrupando todo o remédio que está espalhado pela casa. Concentre-os em um único local, eventualmente isso te ajuda na hora da necessidade.

  2. 02

    Descarte os remédios vencidos

    Agora é hora de eliminar todos os que já passaram da validade. Isso é muito importante e evita uma possível intoxicação séria com medicamentos vencidos.

  3. A Gazeta - lkuxw0nu8vo
    03

    Agrupe as cartelas

    Aqueles que não possuem mais caixinha, podem ser colocados em sacos plásticos. Esses de fechamento hermético são super práticos.  

  4. 04

    Espaço adequado

    Com tudo organizado e na validade, é hora de analisar se o compartimento escolhido está bom. Escolha uma caixa compatível para não deixar nenhum remédio embolado e amontoado. Sem dúvida, a caixa ideal é transparente e retangular e com altura suficiente para guardar xaropes em pé.

  5. 05

    Caixinha particular

    Há casos que o melhor a fazer é criar uma caixinha de remédio para cada membro da família ou a partir de uma necessidade. Uma caixinha para o bebê separada da caixinha dos pais, por exemplo. Ou uma caixa só para o membro da família que está em tratamento.  

  6. 06

    Longe das crianças e do calor

    Guarde-os num local alto, longe do alcance dos menores e do banheiro. O vapor e a umidade deterioram o medicamento. O ideal é guardar em uma caixa dentro de um armário. Você também pode guardar em gavetas desde que não haja risco de uma criança encontrar.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde Lucy Mizael opinião

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.