Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Sem mandato, Ted Conti vira assessor especial no governo Casagrande

Jornalista havia assumido o mandato de deputado federal no lugar de Paulo Foletto, que voltou à cadeira na Câmara. Ted vai ficar poucos meses na nova função

Vitória
Publicado em 30/03/2022 às 08h38
João Batista Conti, o Ted Conti, deputado federal. Ted assumiu como suplente do deputado Paulo Foleto, que assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura do ES
João Batista Conti, o Ted Conti, deputado federal. Crédito: Agência Câmara

Sem mandato após Paulo Foletto (PSB) retornar à cadeira de deputado federal, Ted Conti (PSB), que havia assumido a função como suplente, ganhou um cargo no governo Renato Casagrande (PSB) nesta quarta-feira (30). Ted foi nomeado como assessor especial na Casa Civil, que é a pasta que faz a interlocução com outros Poderes e instituições, especialmente a Assembleia Legislativa.

Para disputar as eleições, candidatos têm que se desincompatibilizar, ou seja, deixar funções públicas, por imposição da legislação eleitoral. 

O prazo para que isso seja feito depende da atividade pública que a pessoa desempenha e do cargo ao qual ela vai concorrer.

No caso de servidor público ocupante de cargo em comissão em geral, que não é ordenador de despesa, e que pretende ser deputado federal, que é o caso de Ted Conti, a desincompatibilização deve ocorrer até três meses antes do pleito.

Secretários de estado, como Foletto, que chefiava a Agricultura, têm que sair do governo até o início de abril, seis meses antes. A exoneração dele foi publicada nesta quarta. 

Ted, então, vai poder ficar até 2 de julho no cargo comissionado. Por que se empenhar por apenas três meses na função?

"Eu preciso estar mais perto do governador, ele não anunciou a pré-candidatura (à reeleição) ainda, mas a gente quer que ele continue o mandato como melhor governador do país. Eu, como pessoa pública, preciso estar perto dele para fortalecer o mandato", respondeu o próprio Ted à coluna.

O salário do cargo de assessor especial nível III - QCE 1, que é o que está em questão, é de R$ 9.658,30 brutos.

A Gazeta integra o

Saiba mais
ted Conti Eleições 2022 Letícia Gonçalves

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.