Sair
Assine
Entrar

Leonel Ximenes

Vitória recupera e reativa chafariz histórico de quase 200 anos

Local foi fonte de abastecimento de água para os moradores durante muitos anos

Publicado em 29 de Março de 2024 às 03:11

Públicado em 

29 mar 2024 às 03:11
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

A água do Chafariz da Fonte da Capixaba não é potável
A água do chafariz da Fonte da Capixaba não é potável Crédito: Marcos Salles/PMV
As águas estão rolando novamente no chafariz da Fonte da Capixaba, um monumento histórico de Vitória inaugurado há quase 200 anos e que novamente voltou a beneficiar os moradores do Centro e os que residem no entorno do Parque da Gruta da Onça.
Fonte de abastecimento para os moradores durante muitos anos, o chafariz foi construído em 1828, quando Inácio Accioli de Vasconcelos presidia a Província do Espírito Santo. Inicialmente, o ponto de abastecimento foi inaugurado na Rua Barão de Monjardim, com três nascentes.
Em 1855, entretanto, um novo encanamento de água que fluía para o chafariz foi construído na base do Morro do Vigia. Por causa do desenvolvimento e do crescimento da capital capixaba, a função inicial do chafariz foi inviabilizada, o que levou à sua desativação no início do século XX.
Segundo a PMV, a fonte se tornou um patrimônio tão respeitável na sua época áurea que suas águas eram usadas até para benzer pessoas, inclusive vindas do interior do Espírito Santo.
A reativação do chafariz da Fonte da Capixaba faz parte do projeto de recuperação de nascentes e córregos de Vitória, o foco do Programa Fonte Viva, lançado em dezembro de 2021.
Esse programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos que identificam a qualidade e a quantidade de água em 25 nascentes da Capital, em uma primeira fase.
Mas, como nem tudo é perfeito, a água que jorra do chafariz da Fonte da Capixaba não é potável, como adverte uma placa no monumento. Fica aí um novo desafio para a sociedade. E que não seja necessário esperar dois séculos para bebermos dessa fonte novamente.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Preços dos ingressos da Copa estão em queda — a Fifa está tentando se livrar deles para evitar fiasco?
Imagem de destaque
Nova construtora anuncia três empreendimentos imobiliários na Grande Vitória
Cadela da PM Sindy após resultado de outra operação policial
Cadela da PM é atropelada por dupla em moto furtada em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados