A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Mais de 3 mil bebês são registrados sem o nome do pai no ES

A quantidade, quando comparada com o total de nascimentos no Espírito Santo, representa 5,76% dos 53.283 novos registros

Publicado em 12 de Fevereiro de 2022 às 02:09

Públicado em 

12 fev 2022 às 02:09
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Certidão de Nascimento digital: modernização e menos burocracia
O registro de nascimento, quando o pai for ausente ou se recusar a realizá-lo, pode ser feito somente em nome da mãe Crédito: Divulgação
No ano passado, 3.072 crianças que nasceram no Espírito Santo não tiveram em sua documentação o nome do pai registrado. Os dados são da transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
A quantidade, quando comparada com o total de nascimentos no Espírito Santo, representa 5,76% dos 53.283 novos registros. O número de 3.072 é ligeiramente menor que o de 2020, quando 3.136 crianças capixabas nascidas naquele ano somente tinham o nome da mãe na certidão.
Em todos os municípios do Espírito Santo houve registro de crianças sem o nome dos pais em 2021. Há casos que são curiosos, como o de Marechal Floriano, que dos 214 nascimentos registrados, apenas um foi considerado como de “pai ausente”.
De acordo com a Arpen-Brasil, o registro de nascimento, quando o pai for ausente ou se recusar a realizá-lo, pode ser feito somente em nome da mãe, que, no ato de registro, pode indicar o nome do suposto pai ao cartório, que dará início ao processo de reconhecimento judicial de paternidade.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Flávio Bolsonaro (PL) manteve vantagem sobre Lula (PT) em Vila Velha no segundo turno das Eleições 2026.
Flávio Bolsonaro venceu em 48 bairros de Vila Velha e Lula em 9; veja mapa
Imagem de destaque
Air fryer é sempre mais saudável? Nutricionista explica o que faz a diferença no preparo
Mais de 1 kg de crack foi apreendido em Cachoeiro de Itapemirim
Homem é preso com 1,2 kg de crack e prensa para drogas em Cachoeiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.