ASSINE
O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Escola histórica de Vitória será reconstruída em outro local

Fundada em 1913, unidade atualmente funciona num prédio que não pertence à prefeitura da Capital

Vitória
Publicado em 29/09/2021 às 15h58
Em 2006, a Emef São Vicente de Paulo foi transferida para o antigo Colégio do Carmo, que não pertence à PMV
Em 2006, a Emef São Vicente de Paulo foi transferida para o antigo Colégio do Carmo, que não pertence à PMV. Crédito: PMV/Divulgação

Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Vitória vai lançar o edital de construção das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo (Parque Moscoso) e Paulo Roberto Vieira Gomes (São Benedito), obras aguardadas há muito tempo pela comunidade. O investimento previsto é de quase R$ 30 milhões.

Após 15 anos de espera, a nova Emef São Vicente de Paulo será construída no Parque Moscoso, na antiga sede do antigo Colégio Americano Batista. A escola, fundada em 1913, ocupou por 93 anos a casa do governador Muniz Freire, mas, em 2006, devido a problemas estruturais, foi transferida para o antigo Colégio do Carmo, onde está até hoje.

O novo prédio, além das salas de aula, terá quadra poliesportiva e biblioteca, entre outros espaços, em uma área de aproximadamente 3,2 mil metros quadrados. A previsão é a de que a capacidade da escola seja ampliada em 220 novas vagas. Atualmente, a unidade de ensino tem 576 estudantes matriculados. A obra deve começar entre janeiro e fevereiro de 2022.

A PMV também vai retomar a obra da nova sede da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes. O prédio antigo foi desativado em maio de 2017, em função do risco de deslocamento de uma rocha no alto do morro. Em janeiro deste ano, a PMV determinou a elaboração de um novo projeto e nova licitação, ao encontrar a obra paralisada - desde dezembro de 2020 - em função de o novo prédio projetado não caber no terreno disponível para a construção.

Terreno onde será construída a Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, na Rua Tenente Setúbal, em São Benedito
Terreno onde será construída a Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, na Rua Tenente Setúbal, em São Benedito. Crédito: PMV/Divulgação

Hoje com 191 estudantes matriculados, as aulas presenciais são realizadas no espaço da instituição católica. O novo prédio contará com oito salas de aula, quadra poliesportiva e biblioteca, entre outros espaços. A previsão é que a obra comece no início do ano que vem.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.