A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Depois de mais de 2 meses fechado, Museu Solar Monjardim é reaberto

Espaço histórico-cultural agora conta com monitores e recreadores

Publicado em 16 de Novembro de 2023 às 18:22

Públicado em 

16 nov 2023 às 18:22
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
O museu fica num casarão colonial em Jucutuquara
O museu fica num casarão colonial em Jucutuquara Crédito: MSM/Divulgação
O Museu Solar Monjardim, em Jucutuquara, Vitória, reabre efetivamente suas portas ao público a partir desta sexta-feira (17). A visitação continua gratuita e os horários são os habituais: de terça a sexta das 9h às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.
O museu federal esteve por dois meses e meio fechado, enquanto aguardava a conclusão da licitação para contratação dos novos profissionais que atenderão o público. Ao invés de recepcionistas, como no contrato anterior, agora o museu conta com monitores e recreadores, que podem acompanhar e interagir mais de perto com os visitantes, conduzindo-os num passeio histórico pelos séculos passados
Mobiliário do Museu Solar Monjardim
Mobiliário do Museu Solar Monjardim Crédito: MSM/Divulgação
O agendamento só é necessário para grupos com mais de 10 pessoas e nesses casos pode ser feito diretamente com os monitores, através do telefone/WhatsApp (27) 98169-0030.
Além da reabertura do museu com o retorno das visitas guiadas, o Solar Monjardim prepara outras novidades para os próximos meses. Ainda em dezembro o novo site do museu deve ficar pronto, trazendo informações sobre o importante patrimônio histórico, além de imagens, artigos e agenda.
Canhões antigos expostos na área externa do museu
Canhões antigos expostos na área externa do museu Crédito: MSM/Divulgação
Diversos itens já digitalizados do acervo arquivístico do museu (documentos textuais antigos), bem como parte de sua importante coleção de arte sacra, serão também disponibilizados para consulta on-line. Por fim, novas exposições temporárias no casarão que sedia o museu também estão sendo planejadas.
O diretor do espaço, Evaldo Portela, explicou a importância das mudanças adotadas no Solar Monjardim: “Com a presença de monitores capacitados a visitação ao museu ganha uma outra dimensão e novas possibilidades se abrem. A experiência de quem visita o Solar tende a ser muito mais agradável e completa”, prevê.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Idalete Pereira Ferreira foi encontrada morta dentro de casa, nos fundos do estabelecimento dela, em Itapuã
Investigado por morte da dona do 'Bar da Loira' no ES é preso em MG
Flávio Bolsonaro (PL) manteve vantagem sobre Lula (PT) em Vila Velha no segundo turno das Eleições 2026.
Flávio Bolsonaro venceu em 48 bairros de Vila Velha e Lula em 9; veja mapa
Imagem de destaque
Air fryer é sempre mais saudável? Nutricionista explica o que faz a diferença no preparo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.