Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Coronavírus: empresário faz comida e a distribui a moradores de rua no ES

Ele promete doar diariamente cinco marmitex ao sem-teto no entorno do bairro onde mora, em Itapoã, até o fim da crise

Publicado em 31 de Março de 2020 às 05:00

Públicado em 

31 mar 2020 às 05:00
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

O marmitex distribuído ontem com moela, ovo frito e acompanhamentos
O marmitex distribuído ontem com moela, ovo frito e acompanhamentos Crédito: Foto do leitor
Um empresário de Itapoã, Vila Velha, não se conformou em saber que muitas pessoas em seu entorno não tinham sequer o que comer, ainda mais nesta época de ruas vazias e restaurantes com restrição de funcionamento por causa da pandemia de coronavírus. Ele resolveu agir: foi para a cozinha e fez comida suficiente para encher cinco marmitas descartáveis, que começou a distribuir a moradores de rua ontem (30).
Ele, que prefere não ser identificado, promete repetir a boa ação todos os dias enquanto durar a pandemia da Covid-19. O cardápio de ontem teve moela, batata-inglesa, batata-doce, inhame, arroz, feijão, ovo e farinha. Hoje (31) será alterado apenas um item: sai a moela, entra o frango; os demais ingredientes permanecem.
"Não precisa ser um movimento organizado. Tem que ser simples. Cada um faz de coração e ajuda quem mora na rua perto da sua casa"
Empresário - Sobre o sentido da doação
Experiente no mundo dos negócios do ramo alimentício, o empresário fez as contas e concluiu que o ato de caridade sai muito barato. O custo de cada marmitex, incluindo a embalagem metálica, sai em torno de R$ 2,80, fora o gás de cozinha.
Ele já recorreu às suas redes sociais para incentivar os seus seguidores e amigos a ter iniciativa semelhante. “Se você estiver em casa nestes dias, faça quatro marmitas de 400 gramas, seja no almoço ou no jantar, e dê um giro em seu bairro. Certamente vai encontrar moradores de rua sem nada pra comer”, destacou.
Não foi exatamente a religião que motivou o empresário, de 40 anos, a fazer esse trabalho social. “Assisti a uma live da XP [empresa de investimentos] e vi que a filantropia no Brasil é muito baixa. Eu estava incomodado de não poder contribuir de alguma forma e pensei numa forma de ajudar com custo baixo, segurança e a certeza de que a doação chegaria na ponta.”
"Procurei incentivar que as pessoas façam o mesmo. Uma ação de custo baixo e que realmente chega a quem precise"
Empresário - Sobre a corrente de solidariedade
O morador de Itapoã lembra que a filantropia é uma prática ainda muito incipiente no Brasil: “Neste momento precisamos mais do que nunca fortalecer a rede de solidariedade. A filantropia no Brasil é muito baixa, em torno de 0,25% do PIB. Nos EUA, gira em torno de 2% do PIB”.
Hoje ele pretende alterar a rota para distribuir as cinco marmitas para outros moradores de rua no bairro Itapoã. E com um reforço na cozinha: sua mulher, que é médica e ontem estava de plantão.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Meritíssima, escravidão é o povo pagar seus privilégios!
Fernanda Queiroz, apresentadora da CBN Vitória
CBN Vitória celebra 30 anos com programa "Fim de Expediente" ao vivo da Rede Gazeta
Imagem de destaque
Canhão de caça e fuzil estão entre as onze armas apreendidas por dia no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados