A jornalista Karine Nobre traz, semanalmente, análises do mercado automotivo, especulações e novidades do que acontece no setor, no Espírito Santo, Brasil e no mundo.

Espírito Santo registra maior crescimento de emplacamentos de carros elétricos em 2023

ES registrou maior percentual de vendas no país e também ficou entre os 10 Estados com maior quantidade de veículos eletrificados comprados

Vitória
Publicado em 18/01/2024 às 01h59
 mobilidade elétrica, carro elétrico, motor elétrico
Veículos eletrificados se destacaram no mercado no ano passado. Crédito: Shutterstock

Espírito Santo foi o Estado que teve o maior crescimento de emplacamentos de carros eletrificados no país, durante o ano passado, atingindo o percentual de 169%, seguido do Distrito Federal (161%) e Alagoas (146%). Vitória também se destacou como a segunda cidade com o maior percentual de crescimento na compra desse tipo de veículo (195%), atrás apenas de Campinas (247%), em São Paulo.

Os dados, divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), ainda trazem os números absolutos, onde o Espírito Santo ocupa a nona posição, com 2.846 carros eletrificados emplacados no ano passado.

A Região Sudeste continua na liderança dos emplacamentos, com 52% do total (48.947 veículos), aumento de 101% sobre 2022 (24.332 carros). No total nacional, o Brasil emplacou 93.927 veículos leves eletrificados em 2023, com crescimento de 91% sobre 2022 (49.245 unidades).

Segundo a associação, os números de eletrificados correspondem à soma de automóveis, SUV e comerciais leves elétricos híbridos plug-in (PHEV), elétricos 100% a bateria (BEV) e elétricos híbridos convencionais sem recarga externa (HEV).

Fusca é o carro clássico mais comercializado de 2023

Volkswagen Fusca
O Fusca também está na frente do top 10 de mais procurados. Crédito: Volkswagen/Divulgação

Perto de fazer 65 anos desde o seu lançamento, o Volkswagen Fusca lidera as vendas de carros clássicos em 2023, segundo levantamento da OLX. Segundo a plataforma de compra e venda on-line de veículos, o modelo tem 40% de share das comercializações por meio do site e app, de janeiro a novembro do ano passado.

O Fusca também está na frente do top 10 de mais procurados, seguido do Opala e do Chevette. Dentre os mais anunciados, o “besouro” também ocupa o primeiro lugar, seguido de Gol e Opala.

Ford Fiesta lidera ranking dos mais vendidos de 2023

Ford Fiesta
Ford Fiesta foi o veículo mais vendido dos modelos anunciados no site InstaCarro. Crédito: Ford/Divulgação

Outra plataforma de compra e venda de veículos também fechou seus números de 2023 e o Ford Fiesta foi o veículo mais vendido dos modelos anunciados no site InstaCarro. Em segundo lugar está o Hyundai HB20, em terceiro o Renault Sandero, em quarto o Chevrolet Onix e fechando o top 5, está o Volkswagen Fox.

“Mesmo com o crescente interesse dos brasileiros em adquirir carros elétricos, os veículos seminovos e 0km das categorias à combustão, continuam em evidência no mercado brasileiro”, comenta Luca Cafici, CEO da InstaCarro.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Carro Elétrico Motor Híbrido Motor Elétrico Carro Híbrido

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.