Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Sustentabilidade

Tramontina lança cadeiras com plástico reciclado de litorais

O material retoma seu ciclo de vida nas cadeiras Isabelle e Gabriela, ambas disponíveis nas cores preto, verde e azul

Publicado em 05 de Maio de 2024 às 01:59

Públicado em 

05 mai 2024 às 01:59
Isabela Castello

Colunista

Isabela Castello Isabela Castello
Cadeiras Tramontina Isabelle
A fim de dar novo destino a uma parte dos resíduos retirados no litoral brasileiro, a Tramontina se uniu ao Grupo Clean Plastic e criou a nova linha Oceano +Clean Crédito: Tramontina/Divulgação
Todos os anos 8 milhões de toneladas de plástico invadem os oceanos, contribuindo para a previsão sombria de que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. A fim de dar novo destino a uma parte dos resíduos retirados no litoral brasileiro, a Tramontina se uniu ao Grupo Clean Plastic, responsável pelo beneficiamento do material recolhido pela ONG Eco Local Brasil, que realiza mutirões de limpeza das praias, e criou a nova linha Oceano +Clean.
Uma parte da produção dos móveis foi remodelada para incluir o plástico retirado de áreas litorâneas em parte de sua composição. Outra parcela continua sendo fabricada com a matéria-prima tradicional. A coleção agrega valor ambiental, social e garante o bem-estar da vida marinha.
O material retoma seu ciclo de vida nas cadeiras Isabelle e Gabriela, ambas disponíveis nas cores preto, verde e azul.
Inicialmente, será lançado um lote piloto de 1 mil unidades de cada cor dos modelos, mas o objetivo é expandir a fabricação. Os produtos estão alinhados a uma demanda do consumidor contemporâneo por itens com procedência comprovada, sem abrir mão do apelo estético, durabilidade e qualidade. O plástico retirado das áreas litorâneas e usados na fabricação das cadeiras da linha Oceano +Clean tem 100% de rastreabilidade garantida.
Já à venda no e-commerce da Tramontina e nas lojas físicas oficiais da marca, as cadeiras são identificadas por uma tag em papel com o nome da coleção preso por um cordão de sisal. A embalagem também é ecológica, com uso reduzido de plásticos, caixa em papel 100% reciclado e papel protetor do produto em kraft.
Cadeiras Tramontina Gabriela
O plástico retirado das áreas litorâneas e usados na fabricação das cadeiras da linha Oceano +Clean tem 100% de rastreabilidade garantida Crédito: Tramontina/Divulgação
O lançamento ocorreu no Dia Mundial da Terra e envolveu campanha com uso de computação gráfica. A campanha de lançamento da coleção, realizada pela agência W3Haus, envolveu estratégia de Fake Out Of Home (FOOH) , uma técnica que utiliza computação gráfica para simular ativações reais em espaços conhecidos. O objetivo é despertar a curiosidade sobre a veracidade da cena combinando realidade e manipulação digital.
Pela primeira vez na história da Tramontina foi utilizado esse recurso em um vídeo teaser que mostra imagens de garrafas em um ponto emblemático e querido pelos brasileiros, a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O conteúdo pode ser conferido nas redes da Tramontina.

Projeto de retrofit é premiado no LIV Hospitality Design Awards 2023

Projeto de retrofit do Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences
A premiação destaca a reforma e ampliação do hotel histórico de Canela, na Serra gaúcha - primeiro sob a bandeira Kempinski na América do Sul Crédito: Divulgação
O projeto de retrofit do Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences, assinado pela Perkins&Will São Paulo, é um dos vencedores do LIV Hospitality Design Awards 2023, que celebra anualmente as melhores iniciativas em arquitetura de hospitalidade e design de interiores. A premiação destaca a reforma e ampliação do hotel histórico de Canela, na Serra gaúcha - primeiro sob a bandeira Kempinski na América do Sul.
O processo de remodelação parte da valorização das características naturais da região e dos traços arquitetônicos presentes no prédio histórico. E vai além, ao incorporar elementos contemporâneos, tecnologia de ponta e sustentabilidade.
Projeto de retrofit do Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences
Projeto de retrofit do Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences incorpora elementos contemporâneos, tecnologia de ponta e sustentabilidade Crédito: Divulgação
O prédio original foi concebido pelo arquiteto gaúcho Edgar Graeff e um dos poucos exemplares do modernismo no Sul. O retrofit é um projeto ambicioso, que manterá os traços arquitetônicos e características mais marcantes do prédio, acrescentando linhas modernas e contemporâneas ao seu visual, sem perder a identidade ou a integração com a bela paisagem do Vale do Quilombo.
A transformação do local tem assinatura também de Anastassiadis Arquitetos na decoração de interiores e do paisagista Sergio Santana.

Novo ensaio retrata as belezas naturais cariocas

Ensaio fotográfico retrata a arte integrada com a beleza do Rio de Janeiro
Ensaio fotográfico retrata a arte integrada com a beleza do Rio de Janeiro Crédito: Mário Barila
O fotógrafo e ambientalista, Mário Barila, lança o seu mais novo ensaio fotográfico que retrata a arte integrada com a beleza do Rio de Janeiro, para financiar as causas socioambientais do Projeto Água Vida na região.
Produzido durante a sua breve passagem na capital fluminense, o novo acervo de Barila traz fotos que fazem reverência às belezas do Rio de Janeiro através do balé. Barila retrata as paisagens deslumbrantes da Praia Vermelha e do Pão de Açúcar, servindo de cenário e inspiração para a bailarina Laís Bueno, professora da tradicional escola Ballet Sandra Castro de Copacabana.
Com a leveza e movimentos graciosos de uma bailarina, Laís faz uma verdadeira declaração de amor às belezas do Rio, saudando o mar, a praia paradisíaca e o sol se pondo no final da tarde.
Ensaio fotográfico retrata a arte integrada com a beleza do Rio de Janeiro
Laís Bueno faz uma verdadeira declaração de amor às belezas do Rio, saudando o mar, a praia paradisíaca e o sol se pondo no final da tarde Crédito: Mário Barila
As novas fotos complementam a coleção de fotos do Rio de Janeiro do Projeto Água Vida, que inclui retratos das principais atrações da cidade, como o Corcovado, o Cristo Redentor, Jardim Botânico e praias badaladas com futebol de areia, voos de parapente, surfistas e até uma bailarina que dança em meio ao público que contempla o mar ao entardecer.
O Projeto Água Vida foi criado em 2014 pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila. A iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta. As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros.
Ensaio fotográfico retrata a arte integrada com a beleza do Rio de Janeiro
Projeto Água Vida tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental Crédito: Mário Barila
Ao longo dos 10 anos, o Projeto Água Vida apoia causas relevantes promovidas por Ongs, instituições e entidades conceituadas, como o reflorestamento das áreas desmatadas Mariana e Brumadinho (MG), região amazônica do Pará, Fernando de Noronha (PE), Ilha do Mel e Niterói (RJ) e, mais recentemente, na Área de Proteção Ambiental do Sauim-de-Coleira, em Manaus (AM) e Lagoa Mundaú, em Maceió (AL).

Isabela Castello

Isabela Castello Isabela Castello

Isabela Castello, administradora e designer, é apaixonada pelo universo criativo e pela natureza. Escreve sobre criatividade e a economia criativa com ênfase nos conteúdos sobre arte e design autoral.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Cid Guerreiro é autor de Ilariê, de Xuxa
Autor de "Ilariê", sucesso de Xuxa, hoje é cantor gospel e missionário no Ceará
Paulo Hartung, Economista, ex-governador do Estado do Espírito Santo
Paulo Hartung não vai ser candidato em 2026: "Sigo com meus passos de incansável militância cidadã"
Obras na Avenida José Rato, no Bairro de Fátima, na Serra
Veja como vai ficar principal avenida de Bairro de Fátima, na Serra

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados