Isabela Castello, administradora e designer, apaixonada pelo universo criativo, sua coluna aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo.

Construções verdes são as melhores opções do mercado imobiliário

O selo WELL Health-Safety Rating é a garantia de um lugar seguro, sustentável e dentro dos novos protocolos internacionais de higiene e saúde

Publicado em 06/03/2021 às 02h00
empreendimento Pinah
O empreendimento Pinah, que ainda será construído, também passará pelo processo de certificação para obtenção do selo. Crédito: Divulgação/ Construtora Laguna

Você sabia que: 

  • A WGSN – líder em previsão de tendências – aponta que a economia circular vai representar uma oportunidade de um trilhão de dólares para empresas em todo o mundo. Para o instituto, as marcas que investirem nesse mercado irão atrair consumidores mais conscientes com relação aos impactos ambientais. No segmento da construção civil, o Brasil alcançou a quinta posição como país mais sustentável do mundo.

  • Um recente estudo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) reconhece que as construções verdes são as melhores opções do mercado imobiliário. Segundo a pesquisa, edificações comerciais tidas como sustentáveis recebem uma valorização de 4% a 8% por m².
  • O LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, que está presente em mais de 160 países é a principal plataforma utilizada para green buildings (edifícios verdes), com mais de 170 mil m² certificados diariamente. A análise contempla oito dimensões e o nível da certificação é definido conforme a pontuação, nos níveis Certificado, Silver, Gold e Platinum.
  • O Brasil teve 531 projetos certificados em 2018 – somando 16,74 milhões de m² brutos – atrás apenas da China, do Canadá e da Índia. Os EUA, que são o berço do LEED, lideram o ranking com 33.632 construções sustentáveis.

Selo garante cumprimento dos protocolos de higiene e saúde

Há uma nova certificação no mercado para empreendimentos residenciais e comerciais. O International WELL Building Institute (IWBI) criou a certificação WELL Health-Safety Rating. O selo é a garantia de um lugar seguro, sustentável e dentro dos novos protocolos internacionais de higiene e saúde.

A WELL Health-Safety Rating é uma resposta às exigências do mercado e informações vindas da força tarefa do IWBI sobre a COVID-19. Foram envolvidos 600 especialistas em saúde pública, virologistas, funcionários do governo, acadêmicos, líderes empresariais, arquitetos, designers, cientistas em edificações e profissionais do setor imobiliário. E hoje, mais de 139 milhões de metros quadrados – como o Yankee Stadium, Empire State Building, JPMorgan Chase, RocketMortgage Field House, Amalie Arena, Spectrum Center, Simon Property Group, BB&T Center, Aimbridge Hospitality e AT&T Stadium – obtiveram o WELL Health-Safety Rating.

O IWBI lançou, recentemente, uma campanha para divulgar o selo e onta com depoimentos de grandes nomes como Lady Gaga, Jennifer Lopez, Michael B. Jordan, Robert DeNiro, Venus Williams. A parte criativa da campanha é assinada pela agência de publicidade SWAT by Kirshenbaum, dirigida por Spike Lee e produzida pela Pony Show Entertainment.

Com 25 anos de atuação, a Construtora Laguna é hoje a primeira e única representante do país a fazer parte do “WELL Portfolio”, um seleto grupo com apenas 30 empresas de todo o mundo, comprometidas em desenvolver projetos que promovam qualidade de vida, saúde e bem-estar aos consumidores e comunidade. 

Pioneira e líder em construção verde no mercado brasileiro, a Laguna, que tem o maior número de selos sustentáveis da região Sul do Brasil, conta com diversas certificações LEED e GBC e incluirá o selo WELL Health-Safety Rating nos seus futuros empreendimentos. Entre elas, estão:

       LEED Gold – o LLUM Batel foi o primeiro residencial do país a receber a pré-certificação – a certificação LEED Gold veio em janeiro de 2020;

·       LEED Gold e Silver – para o Condomínio Industrial e Logístico São Carlos (SP).

·       LEED Gold – com o Iguaçu 2820;

·       LEED Platinum – para o escritório Laguna no Iguaçu 2820;

·       GBC Platina – em processo de certificação sustentável inédito no Brasil, para o ALMÁA Cabral e o MAI Terraces;

·       GBC Ouro – em processo de certificação para o ROC Batel

O Espaço Laguna, escritório comercial da empresa, é pioneiro na certificação WELL Health Safety Rating e o escritório da construtora também está em processo para receber o certificado. O empreendimento Pinah, que ainda será construído, também passará pelo processo de certificação para obtenção do selo.

O que podemos fazer?

  • Ao investir em imóveis, solicitar informações sobre certificações sustentáveis dos empreendimentos. Estudos mostram que esses imóveis têm um maior valor de mercado, proporcionam reduções de custo, além de maior conforto térmico e acústico para seus moradores. E ainda contribuem para a sustentabilidade do planeta.
  • As construtoras que investirem nas certificações de sustentabilidade em seus empreendimentos oferecerão um diferencial em relação à concorrência e seus imóveis serão mais valorizados.
  • Os arquitetos e engenheiros que tiverem formação em arquitetura e construção sustentável terão acesso a um mercado de trabalho promissor.
  • Os gestores públicos poderiam criar legislações e oferecer benefícios para os empreendimentos que tenham essas certificações, como forma de estimular as construtoras a investirem nas construções sustentáveis.

A Gazeta integra o

Saiba mais
opinião

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.