Isabela Castello, administradora e designer, apaixonada pelo universo criativo, sua coluna aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo.

Conforto em loft e construção sustentável: os destaques da decoração

Veja a amplitude e conforto de um loft de 48m²  e como um edifício é construído fora do local onde será utilizado, usando tecnologia projetada do zero, com engenharia e arquitetura especializada

Publicado em 13/02/2021 às 02h01
 Loft de 48m²
A arquiteta Natália Veloso conseguiu dar amplitude e conforto a esse loft de 48m². Crédito: Marcus Camargo

Feito para um casal que gosta de receber os amigos e a família, a arquiteta Natália Veloso conseguiu dar amplitude e conforto a esse loft de 48m². Para aproveitar todos os espaços, a arquiteta deslocou os móveis de maior volume para as extremidades dos ambientes, aproveitou as múltiplas funções de alguns móveis e separou os ambientes sociais da área íntima, com um painel ripado.

 Loft de 48m²
O projeto teve como principal desafio encontrar soluções para deixar o ambiente mais fluido e integrado. Crédito: Marcus Camargo

Em pouco mais de três meses de obras, feito em parceria com a Todeschini Goiânia, o projeto teve como principal desafio encontrar soluções para deixar o ambiente mais fluido e integrado. O destaque fica para os acabamentos sofisticados e atemporais, para o mobiliário e para as luminárias de design assinado.

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

 Modular Building Institute 
O uso de módulos permite uma construção mais restrita e em um quarto do tempo da tradicional  . Crédito: Divulgação/ Brasil ao Cubo 

A Modular Building Institute define a construção modular como um processo no qual um edifício é construído fora do local onde será utilizado, sob condições controladas de um ambiente industrial, usando tecnologia projetada do zero, com engenharia e arquitetura especializada.

A Brasil ao Cubo se destaca nesse segmento. O CEO e fundador da empresa, Ricardo Mateus afirma que, além da menor geração de resíduos e de perturbações, o uso de módulos permite uma construção mais restrita e em um quarto do tempo da tradicional. A construção modular reduz a demanda por matéria-prima, diminui o desperdício de materiais e da quantidade de energia gasta para criar um edifício, atenua o risco de atrasos climáticos e reduz os riscos de acidentes, além de se ajustar à estética externa de qualquer edifício já existente.

 Modular Building Institute 
Outro ponto importante em relação à sustentabilidade é a não utilização de água nas construções feitas no parque fabril. Crédito: Henrique Blasius

O sistema off-site utilizado pela empresa permite que várias etapas ocorram em simultâneo. Assim, possibilita o controle dos processos e de qualidade, garantindo que os resíduos gerados sejam drasticamente reduzidos e que os materiais sejam reutilizados. Outro ponto importante em relação à sustentabilidade é a não utilização de água nas construções feitas no parque fabril.

DO UNIVERSO LÚDICO PARA SUA MESA

Louças lúdicas
São itens de chá, mesa posta e linha de banho de alto padrão “garimpados” por Dani. Crédito: Divulgação/ Dani Mendes

A tea sommelière e especialista em mesa posta Dani Mendes misturou suas grandes paixões: o chá e a arte de receber bem para criar o Garimpei4you, um site de produtos únicos para o lar.

São itens de chá, mesa posta e linha de banho de alto padrão “garimpados” por Dani, para fazer a diferença na casa de quem quer deixar o ambiente mais acolhedor.

Louças lúdicas
Fazem ainda parte do acervo peças de “Alice no país das maravilhas”. Crédito: Divulgação/ Dani Mendes

Entre os produtos que mais fazem sucesso estão as louças lúdicas: o jogo “A Bela e a Fera” é o mais vendido da loja virtual. Ele é composto com Xícara Zip e Bule Madame Samovar, feitos em porcelana e detalhes em filetes dourados. Fazem ainda parte do acervo divertido do Garimpei4you, peças de “Alice no país das maravilhas”, açucareiros, bules, xícaras, jogo de miniaturas, entre outros.

decoracao

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.