A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro, quer trocar de veículo ou quer tirar dúvida sobre a manutenção desse bem, além de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrieldeoliveirapersonalcar

Volvo na vanguarda da tecnologia de híbridos e elétricos

Os motores movidos à eletricidade já são realidade no Brasil e a marca sueca tem saído na frente das concorrentes do mercado

Vitória
Publicado em 28/07/2022 às 01h59
A Volvo que há alguns anos se tornou sinônimo de segurança, agora também é referência em confiança no que diz respeito a esse tipo de tecnologia.
A Volvo que há alguns anos se tornou sinônimo de segurança, agora também é referência em confiança no que diz respeito a esse tipo de tecnologia. Crédito: Volvo/Divulgação

O mercado automotivo está sempre em constante renovação. Seja relacionado aos valores, seja em relação às novas tendências e tecnologias que surgem por aí. Para nós, os apaixonados por carros, só nos resta aceitar, gostando ou não, que os motores movidos a eletricidade ou os híbridos (aqueles que funcionam com energia elétrica e à combustão), não fazem parte apenas do futuro, mas sim do presente.

Por isso, mais do que nunca, é importante que você, amigo leitor, conheça a marca que tem saído na frente nessa corrida por tecnologia, atendimento de pós venda e adaptabilidade no mercado automotivo, quando o assunto é esse tipo de produto.

Um exemplo é a marca de origem sueca, Volvo. A empresa que é sinônimo de segurança, agora também é referência em confiança no que diz respeito a esse tipo de tecnologia. Mas o que faz com que ela saia na frente das concorrentes?

Na minha visão mercadológica, isso acontece, principalmente, pela estratégia comercial e o foco na oportunidade.

Vivemos em um planeta que, infelizmente, sofre com a emissão de poluentes. Por isso, existe uma pressão sobre as montadoras para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que visem reduzir o impacto ambiental nesse quesito. Apesar de eu mesmo já ter feito alguns questionamentos em relação a essa tecnologia aqui anteriormente nessa coluna.

Independente disso a Volvo enxergou nesse nicho de mercado oportunidades e acreditou nele. Para se ter ideia, hoje no Brasil não há mais opções de carros da marca sueca com motores 100% a combustão.

Se você optar em comprar um Volvo da linha de produtos oficial para o mercado brasileiro suas opções de motorização serão híbridas ou elétricas.

Além disso, vale ressaltar que nossa política de preço de combustíveis fósseis no Brasil é vergonhosa e aperta cada vez mais nós consumidores. Como consequência, a procura por veículos com tecnologia híbrida e elétrica acaba sendo uma opção válida no quesito custo de rodagem relacionado ao combustível.

No Espírito Santo, temos apenas uma única autorizada da marca. O que não é uma exceção quando falamos de veículos premium, pois o nosso Estado conta apenas com uma concessionária de cada marca de luxo.

Pelo volume de venda, que é alto porém não tão grande, por estarmos falando de veículos que partem de um valor agregado mais alto (na casa dos 400 mil reais), a estrutura de pós venda aqui no ES e nas principais cidades do Brasil está bem preparada para atender bem os clientes da marca.

Com isso o consumidor passa a se sentir seguro investindo na compra de um carro Premium com tecnologia mais nova.

Outro aspecto interessante a ser considerado é o mercado de seminovos. A estratégia comercial da marca é tão acertada que hoje em linha de produção para o mercado brasileiro as únicas duas categorias de carros para venda são o crossovers e SUVs, ou seja, categorias de veículos que caíram no gosto do consumidor tupiniquim.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Mercado Automotivo Carro Elétrico Volvo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.