Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Qualidade de vida

Portugal se mantém como o terceiro lugar mais seguro do mundo

A revista "Forbes" elegeu Portugal como o melhor país para se viver depois da pandemia da Covid-19. A região do Algarve, no Sul de Portugal, foi classificada como o local mais tranquilo, mais seguro e mais prazeroso

Publicado em 23 de Junho de 2020 às 05:00

Públicado em 

23 jun 2020 às 05:00
Fernando Manhães

Colunista

Fernando Manhães

Em Portugal, antes que o governo decretasse quarentena, cidadãos já haviam esvaziado as ruas
Em Portugal, antes que o governo decretasse quarentena, cidadãos já haviam esvaziado as ruas Crédito: Câmara Municipal de Lisboa
No relatório do Institute for Economics & Peace, divulgado na semana passada, Portugal mantém o terceiro lugar no Global Peace Index (GPI), índice que mapeia os países mais seguros do mundo e está em primeiro lugar, entre os países da União Europeia (UE). Portugal aparece atrás apenas da Islândia e da Nova Zelândia. Esta colocação é um bálsamo num momento em que a Europa está cheia de conflitos e interesses particularizados e em busca de uma coesão, através da União Europeia.
Para se ter uma ideia, em 2014, Portugal ocupava o 18º lugar no relatório do GPI. A 14ª edição do ranking, que classifica 163 países e cobre 99,7% da população mundial, conclui que “o nível global de paz se deteriorou, num mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, estando a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia”.
Já a revista americana "Forbes" elegeu Portugal como o melhor país para se viver depois da pandemia da Covid-19. A região do Algarve, no Sul de Portugal, foi classificada como o local mais tranquilo, mais seguro e mais prazeroso para se viver. É também o melhor lugar para cuidar da saúde e viver sem solidão.
A costa do Algarve conta com 160 quilômetros de praias de águas cristalinas e mornas. Além disso, suas praias seguem um rigoroso padrão ambiental, o que assegura 88 bandeiras azuis, atribuídas pela associação Europeia Bandeira Azul. Com sol praticamente o ano todo, segurança e infraestrutura, ligações aéreas via aeroporto internacional de Faro, uma excepcional malha rodoviária e o excelente custo de vida se comparado com os padrões europeus, o Algarve é, sem dúvida, um lugar especial para quem deseja viver bem na sua aposentadoria.
Por outro lado, quem deseja investir também encontrará excelentes oportunidades de investimentos em Algarve, principalmente no setor imobiliário e no turismo. Em que pesem os efeitos nocivos da crise provocada pela pandemia, é um local turístico muito procurado pelos próprios portugueses, além dos franceses, espanhóis, alemães e ingleses.
Embora Portugal ainda trabalhe temendo uma nova onda do vírus, os portugueses vão restabelecendo a vida com mais cuidado em relação à saúde, com maior afastamento social e a aplicação de medidas mais eficazes de higiene. A região do Algarve, a taxa de contaminação com o vírus foi uma das mais baixas de Portugal, ficando atrás do Alentejo e das Ilhas da Madeira e do Açores.
Uma nota ruim é que Portugal tem o segundo lugar de novos casos de coronavírus, nos últimos 14 dias dentre os países da zona do euro, só perdendo para a Suécia, o que desfavorece o ambiente de retomada rápida e a volta à normalidade.

Fernando Manhães

É publicitário e escreve sobre suas experiência em Portugal, com foco em consumo e sustentabilidade.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Aluguel cresce no ES
Dono ou inquilino? Maioria tem casa própria no ES, mas aluguel cresce
Imagem de destaque
Acidente entre três veículos resulta em mortes e feridos na BR 101 em Aracruz
Criança assistindo a desenho no celular, vida digital
Brasil pode ser pioneiro no ECA Digital, mas história será escrita na execução

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados