O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Posso deduzir gastos com óculos de grau no Imposto de Renda?

Prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 entrou na reta final. Especialista tira dúvidas sobre preenchimento do documento

Publicado em 19/05/2022 às 15h00
Atualizado em 19/05/2022 às 15h00
IR 2022: óculos de grau
IR 2022: óculos de grau. Crédito: Montagem/Canva

Na medida em que se aproxima o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022, contribuintes levantam questionamentos sobre diferentes temas.

É o caso da leitora de A Gazeta Josy Carla, que gostaria de saber se pode deduzir na declaração desse ano gastos com óculos de grau.

O diretor-secretário do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo (Sescon), Mario Zan Barros, esclarece a dúvida da leitora. Veja abaixo:

Josy Carla perguntou: Posso declarar gastos com óculos de grau?

Resposta dada pelo diretor-secretário do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo (Sescon), Mario Zan Barros:

Lentes de contato e óculos, mesmo que tenham sido adquiridas com uma receita médica, não podem ser abatidos do Imposto de Renda. A exceção são as lentes intraoculares que estiverem em conta emitida por estabelecimento hospitalar ou profissional qualificado.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.