ASSINE
O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Onde encontrar informações de dívida com o fisco para fazer o IR?

O período de entrega da declaração foi  prorrogado para dia 31 de maio. Vale ressaltar que entrega-la dentro do prazo é essencial para evitar multas, sem contar a temida malha fina

Publicado em 22/04/2022 às 15h39
Imposto de renda 2022 - Dívidas
Imposto de renda 2022: evite cair na malha fina. Crédito: Canva/Montagem

Você pode não saber, mas as dívidas precisam ser declaradas no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). E quem tem dívidas com a própria Receita Federal também deve informar na declaração.

O leitor de A Gazeta Nilo Sérgio Bezerra gostaria de saber onde pode encontrar informações a respeito do parcelamento de um imposto devido ao fisco.

O especialista Edmarcos Luchi , conselheiro do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), esclarece a dúvida do leitor. Veja abaixo.

Nilo Sérgio Bezerra perguntou: Tenho um parcelamento com a Receita Federal. Onde posso encontrar as informações para informar na declaração IRPF 2022? O parcelamento é referente a imposto devido e foi feito em 60 meses. O IRPF 2022 quer saber quanto paguei em 2021 e qual o saldo devedor. Onde posso encontrar essas informações?

Resposta dada pela conselheiro do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Edmarcos Luchi:

Este vídeo pode te interessar

As informações sobre a posição financeira do seu parcelamento podem ser obtidas no Portal da Receita Federal (e-CAC), acessando a opção “Pagamentos e Parcelamentos”. O acesso a esse portal se dá através de certificado digital (e-CPF) ou por meio da chave de Identidade Digital Nível Ouro, obtida no aplicativo “Meu Gov.br”.

Caso o senhor não disponha de nenhuma das opções citadas, poderá obter o documento através de atendimento presencial na própria Receita Federal, cujo agendamento deve ser feito no site.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.