O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar o seguro DPVAT no Imposto de Renda?

As férias, o verão e o carnaval ficaram para trás e chegou a hora de fazer Imposto de Renda 2022. Fique esperto pois o prazo para entregar a declaração vai até o dia 31 de maio

Publicado em 05/05/2022 às 16h01
Imposto de Renda 2022 - Seguro DPVAT
Imposto de Renda 2022 - Seguro DPVAT. Crédito: Montagem/Canva

Todo valor que o contribuinte recebe como compensação precisa ser informado no Imposto de Renda. Nesse quesito, entram as indenizações pagas por seguradoras, como é o caso do seguro DPVAT, mas como declarar?

Essa é a dúvida da leitora de A Gazeta, Tathiana Rodrigues Pereira. Ele diz saber que isso vai entrar na parte de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, porém não tem certeza do código que deve ser usado.

A especialista Thabata Araujo, do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) esclarece a dúvida da leitora. Veja abaixo.

Tathiana Rodrigues Pereira perguntou: Eu tenho uma dúvida. Tenho Seguro DPVAT a declarar. Sei que fica em Rendimentos Isentos e não tributáveis. Mas estou na dúvida se é sob o código 03 ou 26. Na verdade eu já até transmiti sob o código 03. Preciso saber se terei que retificar. Se puderem me ajudar, fico grata.

Resposta dada pela conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Thabata Araújo: Sendo SEGURO DPVAT está correto sim o código 03 - não precisa retificar.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.