ASSINE
O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar o seguro DPVAT no Imposto de Renda?

As férias, o verão e o carnaval ficaram para trás e chegou a hora de fazer Imposto de Renda 2022. Fique esperto pois o prazo para entregar a declaração vai até o dia 31 de maio

Publicado em 05/05/2022 às 16h01
Imposto de Renda 2022 - Seguro DPVAT
Imposto de Renda 2022 - Seguro DPVAT. Crédito: Montagem/Canva

Todo valor que o contribuinte recebe como compensação precisa ser informado no Imposto de Renda. Nesse quesito, entram as indenizações pagas por seguradoras, como é o caso do seguro DPVAT, mas como declarar?

Essa é a dúvida da leitora de A Gazeta, Tathiana Rodrigues Pereira. Ele diz saber que isso vai entrar na parte de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, porém não tem certeza do código que deve ser usado.

A especialista Thabata Araujo, do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) esclarece a dúvida da leitora. Veja abaixo.

Tathiana Rodrigues Pereira perguntou: Eu tenho uma dúvida. Tenho Seguro DPVAT a declarar. Sei que fica em Rendimentos Isentos e não tributáveis. Mas estou na dúvida se é sob o código 03 ou 26. Na verdade eu já até transmiti sob o código 03. Preciso saber se terei que retificar. Se puderem me ajudar, fico grata.

Este vídeo pode te interessar

Resposta dada pela conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Thabata Araújo: Sendo SEGURO DPVAT está correto sim o código 03 - não precisa retificar.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.