O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar no Imposto de Renda imóvel adquirido por usucapião?

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2022 vai até o dia 31 de maio. Muitas das dúvidas dos contribuintes envolvem a declaração de imóveis

Publicado em 26/04/2022 às 14h52
IR 2022: Casa
IR 2022: Casa. Crédito: Montagem/Canva

Um dos principais temas que gera dúvida na hora de enviar a declaração do Imposto de Renda é como prestar conta sobre imóveis. A dúvida da leitora Grazielle Gomes é sobre como declarar esses bens quando são adquiridos por usucapião.

Ela adquiriu um lote dessa forma e gostaria de saber como proceder na hora de fazer a declaração que será enviada para a Receita Federal.

A especialista Tamara Silva Daielo, diretora da Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do ES (Sescon/ES) esclareceu a dúvida da leitor. Veja abaixo.

Grazielle Gomes perguntou: Quero saber sobre como declarar um terreno /lote adquirido por usucapião. O valor do bem seria zero ??

Resposta dada pela diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do ES (Sescon/ES), Tamara Silva Daielo:

Sim. Você tem que declarar como valor zerado porque não houve pagamento pelo terreno. A data de aquisição será aquela que se consumou o prazo de prescrição aquisitiva.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Imposto de Renda ir 2022 Mercado imobiliário

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.