ASSINE
Bia Brunow é uma jornalista que virou cozinheira. Por aqui vamos ter muita cozinha afetiva, viagens e histórias contadas entre uma garfada e outra

7 dicas para fazer drinques coloridos e refrescantes em casa

A coluna traz também uma receita de martini com romã, limão siciliano e tomilho, além de sugestões para caprichar nas bebidinhas

Publicado em 13/01/2021 às 02h01
Drinques criados pela chef Bia Brunow
Já usou frutas congeladas para finalizar drinques? Elas garantem refrescância extra   . Crédito: Bia Brunow

Já estamos na segunda semana de janeiro e meus tão desejados dias com os pés para o ar em Guarapari estão a uma pandemia de distância de virar realidade. Enquanto fico em casa, procurando qualquer nesga de vento que me lembre as férias de verão de outrora, sigo buscando formas de trazer a estação um pouco mais para perto - ainda que o calor de Colatina não me deixe esquecer.

Esta coluna é sobre fazer o melhor que pudermos com o que tivermos. Se estou de férias sem poder sair de casa, vou buscar alternativas para que a minha casa seja também um refúgio. Não é Tulum, mas é o que está tendo. E NADA grita mais "férias de verão" do que bons, coloridos e refrescantes drinques.

Drinque criado pela chef Bia Brunow
Frutas são ótimos ingredientes no preparo de bons drinques. Crédito: Bia Brunow

Para te inspirar nesse rolê, reuni algumas das minhas formas preferidas de transformar bebidinhas em algo espetacular. Se liga nas dicas:

  1. 01

    ADOCE COM XAROPE

    Substitua o açúcar cristal ou refinado pelo xarope simples. Para preparar, basta acrescentar a uma panela partes iguais de água e de açúcar e deixar dissolver e reduzir um pouco.

  2. 02

    SABORIZE

    Aproveite a base do xarope simples para fazer versões saborizadas, acrescentando o ingrediente de sua preferência: raspas de limão, gengibre, ervas frescas, frutas vermelhas…

  3. 03

    CONGELE AS FRUTAS

    Drinques com frutas? Para uma dose extra de refrescância, congele e finalize os drinques com elas. 

  4. 04

    USE POLPAS E PICOLÉS

    Abuse das polpas congeladas e dos picolés de frutas para combinações mais adocicadas.

  5. 05

    OPTE PELAS CLARAS

    Bebidas claras são as mais apropriadas para o verão: espumante, vinho branco, gim, vodca, saquê e cachaça branca estão entre as mais comuns.

  6. 06

    TEMPERE COM ERVAS

    Ervas frescas podem dar um toque maravilhoso ao drinque. Enquanto manjericão e hortelã podem ser macerados junto com as frutas, alecrim e tomilho funcionam melhor se colocados em ramas, apenas para aromatizar.

  7. 07

    CRIE DRINQUES SEM ÁLCOOL

    Se for dirigir, aproveite para tentar combinações de frutas, sucos, xaropes e polpas com água com gás ou club soda: a mesma refrescância, sem correr risco.

Drinques criados pela chef Bia Brunow
Gim e aperol estão entre as bebidinhas mais queridas da estação. Crédito: Bia Brunow

COLOCANDO EM PRÁTICA

  • Martini com romã, perfume de limão e tomilho
  • 1 dose de gim
  • 30ml de suco de romã (macere as sementes e coe)
  • 30ml de xarope simples ou uma colher de açúcar
  • 1 dose de club soda
  • Raspas de limão siciliano
  • Algumas gotas de limão siciliano 
  • Gelo
  • Sementes de romã e 1 ramo de tomilho para finalizar
Drinques criados pela chef Bia Brunow
Martini com româ, limão e tomilho: beba bem gelado. Crédito: Bia Brunow

Encha uma coqueteleira com gelo e acrescente os ingredientes, com exceção das sementes de romã e do ramo de tomilho. Bata até que a coqueteleira fique bem gelada e os ingredientes bem misturados. Separe uma taça. Este drinque funciona bem em taças de martini ou modelo Maria Antonieta. Coe e finalize com as sementes da romã e as folhinhas de tomilho fresco.

Acompanhe a colunista também pelo Instagram ou clique aqui para ler as colunas anteriores.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.