Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Retomada no setor de celulose

Suzano anuncia reativação de fábrica em Aracruz

Companhia vai retomar a operação da unidade A, que estava parada desde o ano passado

Publicado em 31 de Março de 2020 às 21:35

Públicado em 

31 mar 2020 às 21:35
Beatriz Seixas

Colunista

Beatriz Seixas

Fábrica da Fibria, que se fundiu a Suzano: gigante vai investir em grandes projetos no ES
Fábrica da Suzano em Aracruz Crédito: Suzano/Divulgação
Em meio às notícias ruins na economia diante da pandemia do coronavírus, uma informação positiva se destaca. A Suzano anunciou que irá retomar a operação da fábrica A em Aracruz, que estava sem operar desde o ano passado.  Ao todo, a planta capixaba tem três fábricas. Atualmente, duas delas, a B e a C, estão em operação.
O comunicado sobre a reativação da unidade foi feito nesta terça-feira (31) durante reunião do conselho estratégico da Findes, que reuniu representantes das 20 maiores indústrias que atuam no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) e secretários de governo.
A informação é do presidente da Federação das Indústrias, Léo de Castro. De acordo com ele, depois de dois anos com queda na produção em Aracruz, a Suzano deve começar a reverter essa curva em 2020. Ele frisou que além do anúncio sobre a retomada da operação, que deve acontecer entre abril e maio, a Suzano reforçou o compromisso com o investimento de mais de R$ 1 bilhão previsto para os próximos anos no Estado, incluindo a construção, em 2020, da fábrica de papel higiênico em Cachoeiro de Itapemirim.
“Essa retomada vai ter um peso muito relevante para a indústria capixaba, especialmente neste momento de dificuldades que o mundo todo vive. A Suzano faz parte de uma cadeia de produtos essenciais, como papeis sanitários, que está bastante demandada”, pontuou ao observar que a produção deve ser voltada principalmente para o mercado externo.
Questionado se novos postos de trabalho devem ser criados, Léo de Castro disse que não tem essa informação, mas que durante a reunião do conselho, o representante da Suzano garantiu que não haverá desligamentos com a crise da Covid-19. A coluna procurou a Suzano na noite desta terça-feira para comentar sobre a reativação da fábrica, mas até o momento desta publicação não teve retorno. 

CAPACIDADE

A capacidade de produção da Suzano em Aracruz é de 2,3 milhões de toneladas de celulose por ano, sendo que a unidade A responde por cerca de 600 mil toneladas/ano. Essa fábrica ficou com as atividades interrompidas no ano passado em função de fatores como a falta de madeira e o alto custo para operar, já que é a planta mais antiga do sítio capixaba. 
Em 2019, o segmento de celulose no Espírito Santo foi um dos grandes responsáveis pelo desempenho ruim da indústria capixaba, que recuou 15,7%.

Beatriz Seixas

Jornalista de A Gazeta, há mais de 10 anos acompanha a cobertura de Economia. É colunista desde 2018 e traz neste espaço informações e análises sobre a cena econômica

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Queda de helicópteros no Rio de Janeiro deixa 6 mortos; o que se sabe
Jonathan Carvalho dos Santos, de 35 anos, morto a tiros em Viana
Homem morre após ser baleado em praça de Viana; família aponta dívida
Imagem de destaque
5 receitas típicas dos Estados Unidos para celebrar a Copa do Mundo com sabor

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados