Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Turbulência mundial

Cenário econômico preocupa, mas empresas do ES querem manter investimentos

Apesar do baixo crescimento do Brasil, o coronavírus e agora a queda no preço do petróleo estarem afetando a economia mundial, setor produtivo não quer travar projetos previstos para este ano

Publicado em 09 de Março de 2020 às 09:48

Redação de A Gazeta

Publicado em 

09 mar 2020 às 09:48
Fabio Brasileiro, presidente do ES em Ação Crédito: Edson Chagas
O cenário da economia mundial teve uma reviravolta desde o início do ano. Se em janeiro, o setor produtivo acreditava numa recuperação da economia brasileira, vários fatores recentes começam a preocupar. Primeiro veio o coronavírus, depois os baixos resultados do país em 2019 e agora uma batalha por preços na área do petróleo. Essas situações não apenas frustram os empreendedores como também preocupam.
Representantes do setor produtivo do Espírito Santo acreditam que o Produto Interno Bruto (PIB) de 1,1%, conforme anunciado esta semana, e os problemas na economia global, como o coronavírus e a queda no preço do petróleo, não deverão, a princípio, travar investimentos privados no país.
Para o diretor-presidente do ES em Ação, Fabio Brasileiro, o número de 1,1% não é o que se espera de um país que busca crescer. No entanto, a análise dos números do setor privado é mais animadora.
“O crescimento do setor privado foi de 2,7%. O que caiu foi o PIB do setor público – e é isso que a gente espera”, afirma Brasileiro. Resultados divulgados pelo IBGE na última semana mostram que o consumo do governo está caindo e isso tem impedido o PIB de crescer, no entanto, as empresas aumentaram seus investimentos.
"Os investimentos no setor produtivo estão crescendo substancialmente, enquanto o Estado coloca o pé no freio. Vejo isso de forma bastante positiva"
Fabio Brasileiro - Diretor-presidente do ES em Ação
Já o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Espírito Santo (Sindiopes), Roberto Garófalo, avalia que, num primeiro momento, os investimentos privados não devem ficar travados – situação que pode mudar caso o nível de crescimento se mantenha.
“No ano passado foi criada uma expectativa e teve um movimento maior. Mas no fim do ano passado e começo deste ano a gente já viu cair um pouco. Se continuar assim, ninguém vai querer investir sem perspectiva de crescimento, aí sim alguns investimentos podem ser segurados”, avaliou.

QUESTÕES ESTADUAIS

Para o consultor Durval Vieira de Freitas, da DVF Consultoria, o número do PIB já estava sendo esperado – sobretudo no Espírito Santo, onde houve queda de produção industrial em 2019.
“Nós tivemos uma queda de 15% na produção de petróleo do Estado. Depois também houve queda na Arcelor e paralisação na pelotização da Vale. A produção de celulose também foi reduzida, então isso impacta no Espírito Santo e impacta no Brasil”, argumenta.
“A expectativa é que tenhamos melhorias esse ano. Alguns setores avançaram como café e granito e agora esperamos por mais investimentos em diversas áreas”, conclui.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

PF apreendeu 49 mil dólares em diinheiro vivo ligados ao senador Jaques Wagner em Brasília
PF encontra 55 mil dólares e 33 mil euros em endereços ligados a Jaques Wagner
Adolescente de 14 anos é morto a tiros em praça de Itararé, em Vitória
Adolescente é assassinado a tiros na praça de Itararé, em Vitória
Imagem de destaque
Chá verde pode substituir o café? Entenda os efeitos de cada bebida no organismo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados