É Fisioterapeuta, acupunturista e especialista em avaliação e tratamento de dor crônica pela USP. Entende a saúde como um estado de equilíbrio para lidar com as adversidades da vida de forma mais harmônica

A saúde é cultivada à meia sombra

Se plantamos bons hábitos, colheremos boa qualidade de vida e bom funcionamento do corpo. E como uma planta que precisa ficar longe da sombra total, o organismo humano precisa da luz do sol

Publicado em 13/12/2021 às 02h00
Homem apreciando a paisagem no parque
É importante se expor aos raios solares, e crescer à meia sombra parece ser a maneira mais harmônica. Crédito: Pixabay

A colheita é o resultado da equação do cultivo da saúde. A conta é simples: se plantamos bons hábitos, colheremos boa qualidade de vida e bom funcionamento do corpo. E como uma planta que precisa ficar longe da sombra total, o organismo humano precisa da luz do sol. É importante se expor aos raios solares, e crescer à meia sombra parece ser a maneira mais harmônica.

Há a necessidade de rega. A hidratação é importante para diversos processos de funcionamento corporal e o crescimento com saúde se assemelha ao da planta, o caminho é lento quando escolhemos a meia sombra. As folhas se tornam mais escuras na tentativa de captar o pouco de luz que vem, o caule se estica para otimizar o transporte da seiva.

Como plantas, nos adaptamos as necessidades, buscamos as melhores condições. O sol pleno e a sombra densa nos prejudicam e o equilíbrio está na adaptação, no meio termo, na meia sombra. Viver em situações radicais e extremas exige intensa modulação e a colheita pode ser desastrosa.

Encontrar o equilíbrio inclui uma vida estável, mas principalmente inclui lidar com as adversidades de forma serena. É importante fluir quando podado, crescer ainda que nos terrenos tortuosos, poupar o tamanho do fruto na escassez.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde Saúde Comportamento

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.