É Fisioterapeuta, acupunturista e especialista em avaliação e tratamento de dor crônica pela USP. Entende a saúde como um estado de equilíbrio para lidar com as adversidades da vida de forma mais harmônica

Você está ouvindo ou escutando?

Vivendo um momento de ampla comunicação, entendemos que muito se fala. Entretanto, a real comunicação não envolve apenas o falar e sim também o outro lado, o da escuta

Publicado em 22/11/2021 às 04h00
Ouvindo, escutando, atento
Não basta somente ouvir, tem que se estar atento e compreender o que o outro fala. Crédito: Pixabay/RobinHiggins

Será que estamos conectados? Vivendo um momento de ampla comunicação, entendemos que muito se fala, os meios de comunicação permitem a expansão do recado. Todos têm algo a dizer e o espaço da fala está cada vez maior. E com isso temos grande expressão de opiniões chegando a lugares jamais imaginados.

Entretanto, a real comunicação não envolve apenas o falar e sim também o outro lado, o da escuta. Com isso repete-se a pergunta: Será que estamos conectados? E não basta somente ouvir. Ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Não basta receber o som, é importante compreender e processar a informação internamente.

Uma escuta atenta consegue trazer o alívio para a angústia de quem fala, gerando a conexão necessária para uma boa comunicação. Nem sempre há necessidade do conselho ou da interferência da resposta, muitas vezes o acolhimento da escuta já tem seu papel.

Assim como olhar é diferente e enxergar, ouvir é diferente de escutar. Entendendo que escutar usa mais o coração que o ouvido, é possível entender a experiência ativa e a doação que exige o processo. Uma boa escuta é afeto, é mais que resposta.

Numa era em que “verdades” são ditas sem pudor, a grande sabedoria se encontra mais potente no escutar que no falar, mais no compreender que no sugerir, mais no acolher que no lacrar. E assim a conexão da comunicação acontece de forma ativa e consciente, cuidadosa e eficiente.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde Fique bem Bem estar Saúde

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.